Beto Preto percorre gabinetes de ministros
O deputado federal Beto Preto (PSD) foi recebido em audiência por três ministros, nos últimos dias, em Brasília. O parlamentar tratou de uma série de assuntos de interesse do governo do Paraná, dos municípios e do povo paranaense e do País de modo geral. Beto Preto esteve com os ministros Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, Carlos Lupi, da Previdência Social, e Nísia Trindade, do Ministério da Saúde. Ele também esteve no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), onde tratou da retomada de obras paradas de escolas e CMEIs de Apucarana e do Paraná. Além de visitar ministérios e órgãos do governo federal, Beto Preto também recebeu muitas visitas em seu gabinete, cerca de 80 prefeitos paranaenses. Neste início de mandato, seu gabinete tem sido um dos mais procurados por prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas. (Na foto: Beto Preto e Carlos Lupi)
Partido “infiel”
O deputado federal paranaense Deltan Dallagnol, ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato, teve um pedido atendido pelo Podemos e participará da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a comissão mais importante da Câmara. A indicação de um ferrenho opositor para a CCJ é a primeira amostra de infidelidade de um partido que ganhou dois cargos no governo Lula. O Podemos terá uma secretaria no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e emplacou a presidência do Grupo Executivo de Assistência Patronal (Geap). O Podemos também indicará o Doutor Victor Linhalis, do Espírito Santo, para a CCJ, ele que declarou voto em Bolsonaro, assim como Deltan.
Turini na Saúde Pública
O deputado estadual Tercilio Turini (PSD) é novo presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná e tem como meta ampliar a interlocução com Secretaria de Saúde do Estado, instituições da área e representantes dos usuários dos serviços. “É uma das principais comissões do Legislativo, pois trata de temas com impacto direto na vida das pessoas”, comenta. Tercilio Turini é médico, foi professor de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, diretor do Hospital Universitário e vereador por quatro mandatos. Com 10 anos de experiência como deputado, ele dedica atenção especial na defesa do fortalecimento da saúde.
Lula em praia da Bahia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na tarde desta sexta-feira para Salvador. O chefe do Executivo irá passar o carnaval na Base Naval de Aratu, localizada a cerca de 30 km da capital da Bahia. A base dá acesso à praia de Inema, local frequentado pelo petista desde os mandatos anteriores. A pequena enseada é dividida em duas partes: uma pertencente à Marinha do Brasil, que tem acesso restrito, e outra liberada para acesso geral da população. Outros ex-presidentes também já usufruíram do espaço como Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro. Lula deve retornar a Brasília na quarta-feira.
Folga em Faxinal
O prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo (PSD), o Gallo, assinou decreto que estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais no período de 20 de fevereiro (segunda-feira) a 24 de fevereiro (sexta-feira), ou seja, durante uma semana, em decorrência das festividades de Carnaval. Neste período funcionarão apenas os serviços essenciais. É o caso do Hospital Municipal, que vai funcionar em regime de emergência nas 24 horas. Para demais servidores da saúde, o recesso compreende apenas os dias 20 e 21, sendo que no dia 22 (Quarta-Feira de Cinzas), todos devem retomar suas atividades a partir das 13 horas. A educação segue o calendário escolar. O comércio fica fechado segunda e terça.