COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Beto Preto percorre o Paraná

Da Redação

| Edição de 15 de julho de 2022 | Atualizado em 15 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia Beto Preto percorre o Paraná

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Beto Preto percorre o Paraná

O ex-secretário de Estado da Saúde, Beto Preto (foto), tem percorrido diversos municípios do Paraná nos últimos dias. Segundo ele, essas visitas têm como objetivo agradecer o empenho dos prefeitos no combate ao coronavírus durante o período em que ele esteve à frente da secretaria. Beto Preto assinala que, com apoio direto do governador Ratinho Junior (PSD), dos prefeitos e secretários municipais de Saúde, foi possível o Paraná avançar bastante na prevenção e combate à Covid-19. Nos últimos dias, o ex-prefeito de Apucarana, que agora é também pré-candidato a deputado federal nas eleições de outubro, esteve nos municípios de Nova Esperança, Altônia, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Francisco Alves, Iporã, Alto Piquiri e Umuarama. Neste último visitou o Hospital Psiquiátrico Santa Cruz, onde palestrou sobre “o desafio da saúde mental, um dos gargalos do pós-pandemia”.

Apucarana do esporte 
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), reforça o convite para que os apucaranenses prestigiem na noite deste sábado (16) a abertura dos Jogos Universitários do Paraná (JUP´s). A competição reunirá em torno de 2.500 atletas e dirigentes e serão utilizadas 14 praças esportivas da cidade. “Na abertura, hoje, a partir das 19 horas, no Ginásio de Esportes Lagoão, o público poderá assistir a um festival de enterradas e acrobacias do basquetebol com o grupo Ginasloucos”, informa o prefeito. Segundo ele, Apucarana estará mais movimentada de hoje até quinta-feira, dia 21, com a presença de atletas e dirigentes esportivos de todo o Paraná. 
Morte de empresário
O prefeito Júnior da Femac manifestou pesar, nesta sexta-feira, pelo falecimento do imobiliarista apucaranense José Marcos Mareze, o “Nenê Mareze. Segundo familiares, o empresário de 62 anos de idade, que atualmente residia em Cambira, onde também mantinha negócios na área imobiliária, sofreu um infarto. Divorciado, ele deixa dois filhos. “Nenê faz parte de uma das famílias mais tradicionais de Apucarana. Foi um empreendedor que colaborou muito para o desenvolvimento da cidade e que deixa não só familiares, mas um vasto círculo de amigos enlutados. Que Deus possa confortar a todos neste momento”, disse o prefeito. O velório acontece na Capela Mortuária Central e o sepultamento será neste sábado, às 14 horas, no Cemitério Cristo Rei. 
Votação de deficientes
A partir desta segunda-feira (dia 18) até 18 de agosto, pessoas com deficiência física ou algum outro problema de mobilidade reduzida que não solicitaram transferência de seção eleitoral até o prazo final de 4 de maio ainda poderão pedir à Justiça Eleitoral para mudar de local de votação. A habilitação para votar em outra seção pode ser solicitada no cartório eleitoral de sua circunscrição. Basta apresentar documento oficial com foto e indicar o local de votação de sua preferência. O pedido pode ser feito também por alguma pessoa de apoio ou procurador, acompanhado de auto declaração ou documentação comprobatória de deficiência ou dificuldade de locomoção.
Faltam medicamentos
Levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) feito com 2.469 prefeituras mostra cenário do desabastecimento de medicamentos nas cidades. A pesquisa constatou que mais de 80% dos gestores relataram sofrer com a falta de remédios para atender a população. A CNM sugeriu às prefeituras para elencar os tipos de remédios da lista básica pré-estabelecida na pesquisa que estão em falta. A falta de amoxicilina (antibiótico) foi apontada por 68% (1.350) dos municípios que responderam a esse questionamento. A ausência de Dipirona (anti-inflamatório, analgésico e antitérmico) foi apontada por 65,6%, ou 1.302 cidades.