COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Câmara realiza sessão na Unespar

Da Redação

| Edição de 11 de setembro de 2023 | Atualizado em 11 de setembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Câmara realiza sessão na Unespar

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Vereadores de Apucarana realizou na noite desta segunda-feira sessão itinerante no Auditório Gralha Azul da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), com a presença de diretores, professores e acadêmicos. A sessão foi solicitada pelo diretor geral do campus, professor Daniel Fernando Mateus Gomes, e prontamente atendida pelo presidente do Legislativo, Luciano Molina (PL). Ao saudar os vereadores, o Professor Daniel (foto) destacou que a Unespar, o Poder Público Municipal e a Câmara de Vereadores têm estabelecido parcerias em busca do bem comum. Neste aspecto ele citou, por exemplo, que a Unespar e a Câmara também tem algo em comum, que é o povo, alvo principal de suas ações. Durante a sessão, vereadores destacaram a importância da Unespar para Apucarana e para a região como instrumento de desenvolvimento cultural, econômico e social em nível local, regional e estadual.

Prefeituras em dificuldades 

O prefeito de Jandaia do Sul e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Lauro Junior (União Brasil), prevê mais dificuldades para as prefeituras neste mês de setembro, diante da queda de 30% no primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Para Lauro Junior, neste momento complicado os prefeitos precisam fazer o dever de casa segurando no máximo as contas para que os serviços públicos possam continuar dentro da normalidade. “Esta é mais uma situação desafiadora”, avalia. Nos dias 3 e 4 de outubro, prefeitos farão novas manifestações em Brasília pedindo ao governo federal e ao Congresso atendimento às suas reivindicações municipalistas.

Segurança nas travessias

O deputado estadual Tiago Amaral (PSD) segue envolvido com o tema segurança nas passagens rodoferroviárias. Depois de coordenar uma audiência pública em junho na Assembleia Legislativa do Paraná para discutir o assunto, o deputado está organizando uma reunião de trabalho neste dia 14, às 14h30, no auditório da Associação Médica de Londrina. O objetivo é reunir prefeitos, vereadores e gestores de trânsito de vários municípios com representantes do Ministério dos Transportes e da concessionária Rumo. A ideia é alinhar o trabalho de todos em relação à segurança nas passagens de nível e evitar tragédias como a que vitimou cinco pessoas em março, em Jandaia do Sul.

Recursos de Beto Richa

O desembargador Fernando Bodziak, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), pediu adiamento do julgamento dos recursos apresentados pela defesa do ex-governador Beto Richa (PSDB) que questionam a competência para julgar o processo derivado da operação Quadro Negro, deflagrada pelo Gaeco. O julgamento estava marcado para esta segunda-feira. O Gaeco investigou um esquema que teria desviado, entre os anos de 2011 e 2014, mais de R$ 20 milhões em obras de escolas no Paraná, num esquema que envolvia a Secretaria da Educação do Paraná (Seed) e uma construtora. O caso retorna à pauta da Corte no dia 16 de outubro. A estratégia dos defensores do tucano era justamente adiar a apreciação destes recursos.

Prazo para eleitores

As pessoas que pretendem votar nas eleições municipais de 2024 têm oito meses para regularizar o título de eleitor ou emitir a primeira via do documento. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta eleitores e eleitoras para que não deixem para a última hora a solução de pendências com a Justiça Eleitoral, para que possam exercer o direito de voto no próximo ano. O cadastro para as eleições municipais do ano que vem será fechado no dia 8 de maio, uma vez que o primeiro turno do pleito será no dia 6 de outubro. Após o fechamento, a Justiça Eleitoral vai se ocupar tão somente com a organização do pleito, já com base no número de eleitores aptos a votar.