COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Câmara retoma sessões sem votação

Da Redação

| Edição de 01 de agosto de 2022 | Atualizado em 01 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Câmara retoma sessões sem votação

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Câmara retoma sessões sem votação

A Câmara de Vereadores de Apucarana realizou na tarde desta segunda-feira a primeira sessão ordinária após fim do recesso parlamentar de meados do ano. Como se trata da primeira sessão, não houve votação de matérias, apenas leitura de projetos e requerimentos que deverão ser analisados e votados na sessão ordinária da semana que vem. O presidente do Legislativo, vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD), aproveitou para apresentar o balanço do mês de junho, relatório que foi lido pelo presidente da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, vereador Marcos da Vila Reis (PSD). Como  convidado, o novo presidente do Rotary Club, Leonardo Araújo, fez um relato das ações da entidade em Apucarana. Vereadores utilizaram o primeiro e o segundo expediente para suas explicações pessoais.

Maior Caravana da convenção 
Na convenção estadual do Partido Social Democrático (PSD), Apucarana teve a maior e mais animada caravana de apoio aos candidatos de Apucarana. O ex-secretário de Estado da saúde, Beto Preto, teve seu nome oficializado como candidato a deputado federal. E o vice-prefeito Paulo Vital, teve seu nome incluído na lista oficial do PSD, para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná. A caravana de cerca de 150 pessoas, liderada pelo prefeito Junior da Femac (PSD), portava faixas, bandeiras, botons e apitos. A “festa” na Expotrade Convention Center, em Pinhais – região metropolitana de Curitiba - foi grande após o discurso do governador Ratinho Junior, com poses para fotos e vídeos com Beto Preto e Paulo Vital. 
Alvaro Dias indeciso
O senador Alvaro Dias deixou para o dia 5 de agosto, último dia de convenções, para decidir se aceita ou não convite do partido Podemos para disputar as eleições como candidato a presidente da República. O convite foi feito pela executiva durante convenção nacional realizada no último domingo. Alvaro Dias diz que este convite foi “inesperado” e que ficou “perplexo”. Ele ressaltou, no entanto, que ainda é candidato à reeleição ao Senado. Caso Dias aceite encarar a candidatura à Presidência da República, o caminho do ex-juiz federal Sergio Moro, do União Brasil, na disputa ao Senado fica mais fácil. Nas pesquisas, Alvaro aparece com pequena vantagem na corrida por uma vaga no Senado.
Apoio a Paulo Martins
O deputado federal Paulo Eduardo Martins (PL) é o nome escolhido pelo governador Ratinho Junior para a única vaga do Paraná ao Senado. A definição veio no último sábado, numa coletiva de imprensa um pouco antes de o governador subir ao palco na Convenção estadual do PSD, em Pinhais. “Nós temos uma aliança muito ampla com partidos inclusive que têm candidatos a presidente e senador. Nós respeitamos todos eles porque estão unidos com a gente aqui no projeto do Estado. Eu tenho um candidato pessoal que está sendo construído, que é o Paulo Martins”, declarou Ratinho Júnior. Martins é candidato indicado pelo presidente Bolsonaro.
Professor Daniel é reeleito
O professor Daniel Fernando Matheus Gomes será empossado hoje para mais quatro anos à frente do campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A cerimônia será às 18 horas no Anfiteatro Gralha Azul e deverá contar com a presença da reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, além de outras autoridades estaduais e municipais. Professor Daniel assume o segundo mandato em um momento histórico para o campus da Unespar, antiga Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea). Após 50 anos da primeira mobilização, município conquistou o curso de Direito em uma instituição pública.