COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Canziani preside o Avante no Paraná

Da Redação

| Edição de 11 de janeiro de 2024 | Atualizado em 11 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Canziani preside o Avante no Paraná

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A convite do presidente nacional do Avante, Luís Tibé, o ex-deputado federal Alex Canziani, presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), está assumindo o comando da sigla no Paraná com o objetivo de tornar o Avante uma legenda cada vez mais forte no Estado. Canziani afirmou: “Vamos trabalhar com foco, convocando líderes de todo o Paraná para ingressar no partido. Nossa ideia é ganhar musculatura, lançar muitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nessas eleições e já estruturando o partido para o pleito de 2026. Estou bastante motivado com o desafio que o presidente Tibé nos confiou”, declara Canziani, que por muitos anos foi presidente estadual do PTB e, ultimamente, estava filiado ao PSD do governador Ratinho Junior. Canziani foi deputado federal por cinco mandatos consecutivos.

Mensagem com Bolsonaro

O empresário Adan Lenharo, pré-candidato a prefeito de Apucarana pelo PL, está encaminhando à população, através de um panfletinho, mensagem comemorativa aos 80 anos do município, que serão completados no próximo dia 28. A novidade é que no panfleto Adan Lenharo aparece em foto com o ex-presidente Jair Bolsonaro e com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A mensagem diz: “Apucarana 80 Anos, Vamos Comemorar Juntos – Adan Lenharo com Bolsonaro, Michelle e Você”. Bolsonaro tem nas mãos uma bandeira de Apucarana, que foi entregue por Lenharo em recente encontro em Brasília. Na ocasião, o ex-presidente manifestou o desejo de visitar a cidade.

Vereador deixa hospital

O vereador Moisés Tavares Domingos (Cidadania), de Apucarana, recebeu alta e deixou o Hospital da Providência na noite de quarta-feira. Ele estava internado desde o último dia 7, após contrair dengue. Segundo informações de sua assessoria, Tavares teve uma boa recuperação e agora seguirá com os cuidados especiais em casa para recuperação total de sua saúde. Com sintomas de dengue, o vereador se sentiu mal ainda na quarta-feira (dia 3). Na quinta foi atendido na UBS Bolívar Pavão, do Jardim América, onde exames deram positivo para a doença. Na noite de domingo ele apresentou pioras e foi atendido na UPA 24 horas e de lá encaminhado ao hospital onde permaneceu até quarta.

Ex-prefeito assume PL

Pelas mãos do deputado federal Filipe Barros (PL), o ex-prefeito de Faxinal, Adilson Silva Lino, assumiu o comando do Partido Liberal (PL) no município. Ele também já anunciou que vai disputar a Prefeitura nas eleições deste ano. Adilson Silva Lino foi prefeito de Faxinal por dois mandatos consecutivos, de 2009 a 2012 e de 2013 a 2016, na época pelo PDT, mas ultimamente estava sem partido. Para a disputa deste ano, ele assegura que já conta em Faxinal com o apoio de mais cinco partidos: PSDB, Cidadania, União Brasil, PP e PSB. Adilson Silva Lino é filho do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Grandes Rios, Edson Silva Lino, e da ex-prefeita de Grandes Rios, Sueli Esther Silva Lino.

Falsa filiação de Lula

A Polícia Federal deverá abrir inquérito para investigar uma suposta fraude nos sistemas da Justiça Eleitoral para filiar o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) ao PL – partido de oposição ao governo. No sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula aparecia como “formalmente desligado” do Partido dos Trabalhadores (PT) desde 15 de julho de 2023 – data em que a falsa filiação ao PL foi comunicada ao TSE. O TSE confirmou que a senha utilizada para acessar o sistema e inserir a filiação falsa de Lula é de uma advogada do PL. A alteração na ficha de Lula já foi desfeita e, com isso, o presidente voltou a constar como filiado ao PT.