COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Casa nova e muita emoção

Da Redação

| Edição de 06 de setembro de 2022 | Atualizado em 06 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Casa nova e muita emoção

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), entregou nesta terça-feira, no Ginásio de Esportes Lagoão, as chaves das 520 casas do tão esperado Residencial Fariz Gebrim. Das 8 às 17 horas ele fez questão de, pessoalmente, conversar e entregar as chaves das casas aos moradores (foto) do novo bairro. Ele pediu a todos para que ocupassem de imediato as suas casas e falou sobre os equipamentos públicos já instalados no Fariz Gebrim, citando a Unidade Básica de Saúde (UBS), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e a escola municipal. “Também me emocionei com a alegria das mães, dos pais e dos filhos que não seguraram as lágrimas de felicidade por deixar para trás o pesadelo do aluguel e ter, a partir de agora, a sua casa própria”, disse Junior da Femac.

Beto Preto e Paulo Martins 

Candidato a deputado federal pelo PSD, o ex-prefeito de Apucarana e ex-secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, fez campanha nesta terça-feira em Curitiba, acompanhado do candidato ao Senado, o deputado federal Paulo Martins (PL), candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no Paraná. Beto Preto estava também acompanhado do candidato a deputado estadual do PSD, Marcus Tesseroli, o professor Marquinhos, ex-prefeito de Piraquara. Beto Preto tem reiterado que saúde pública é uma questão de segurança nacional e destacado o projeto de ampliar a regionalização da saúde no Paraná, processo que teve início neste governo de Ratinho Junior (PSD).

Desistências no Vale

Pelo menos dois candidatos a deputado do Vale do Ivaí já desistiram de concorrer às eleições deste ano após terem seus nomes incluídos na lista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tratam-se de Dr. Ademir (PT), de Ivaiporã, que era concorrente a uma vaga na Câmara Federal, e Rosana do Ná (PSD), de Bom Sucesso, que pretendia uma cadeira na Assembleia Legislativa. No site do TSE consta que ambos renunciaram às suas candidaturas. A maioria dos pedidos de registro ainda aguarda julgamento da Justiça Eleitoral. O prazo de julgamentos termina no dia 12 de setembro.

Otimismo nas caminhadas

A maratona da campanha eleitoral do vice-prefeito de Apucarana e candidato a deputado estadual, Paulo Vital (PSD), continuou neste início de semana. Voluntários de Paulo Vital e Beto Preto – candidato a deputado federal - participaram de caminhadas no Jardim América e no Jardim Marissol, distribuindo adesivos e santinhos. “Nas caminhadas também conversamos com as famílias, reforçando a importância de Apucarana dispor de deputado estadual e deputado federal, respectivamente, em Curitiba e Brasília, alinhados com a atual gestão do prefeito Junior da Femac”, reitera Vital, que se diz muito otimista com a receptividade que sua campanha tem alcançado em Apucarana e região. 

FPM extra chegando

Resultado de intensa luta do movimento municipalista, prefeituras começam a receber neste mês o repasse extra do 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A previsão é que a primeira parte dos recursos seja depositada nas contas das prefeituras nesta quinta-feira (8). Neste primeiro ano de vigência da lei e também em 2023, o fundo terá um incremento de 0,25%. O percentual aumenta para 0,5% em 2024 e passa a ser de 1% em 2025. O montante a ser transferido foi calculado com base na arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto de Renda (IR) deste ano.