COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Cisvir marca eleição da nova diretoria

Da Redação

| Edição de 30 de novembro de 2022 | Atualizado em 30 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Cisvir marca eleição da nova diretoria

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Treze dos dezoito prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) estiveram reunidos (foto) na manhã desta quarta-feira na sede do órgão, em Apucarana. O encontro foi coordenado pelo atual presidente Hermes Wicthoff (PSD), prefeito de Mauá da Serra. Na ocasião, ele fez uma prestação de contas do seu mandato, que encerra agora em dezembro, e definiu com os prefeitos a data de eleição da nova diretoria, que ficou marcada para o próximo dia 15, às 9h30, no Cisivir. Por enquanto há dois candidatos à presidência: o próprio Hermes Wicthoff, que pretende buscar a reeleição, e o prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo (PSD), o Gallo. Até lá, prefeitos vão tentar um consenso para disputa de uma chapa única.

Repercussão positiva 

O anúncio do projeto de revitalização da Rua Ponta Grossa, uma das mais antigas de Apucarana, teve uma repercussão muito positiva na cidade. O projeto elaborado por engenheiros do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) propõe uma completa transformação da via comercial, no formato de um shopping Center a céu aberto. Lojistas e consumidores aprovaram a proposta, elaborada com base em pesquisa feita pelo Sebrae. O prefeito Junior da Femac (PSD) apresentou o projeto na presença do vice-governador e presidente da Fecomércio, Darci Piana (PSD). Ele confirmou que a licitação será lançada em janeiro. O investimento previsto é de R$2,3 milhões. 

Leite assume PSDB

O PSDB anunciou nesta quarta-feira que o governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, será o novo presidente da Executiva Nacional do partido. Leite assumirá como novo presidente da sigla juntamente com a posse do novo Congresso, no dia 2 de fevereiro. “No dia 2 de fevereiro do próximo ano, quinta-feira, com a posse do novo Congresso, iniciaremos os trabalhos da nova Executiva Nacional do PSDB. A presidência do partido será transmitida ao governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite”, afirmou o partido em nota. O PSDB dará início ao “compartilhamento de decisões” para o planejamento da futura gestão na próxima semana. 

Shows na posse de Lula

A posse do ex-presidente Lula (PT), marcada para o dia 1º de janeiro de 2023, em Brasília, contará com os shows de Pabllo Vittar, Duda Beat e de Teresa Cristina. O evento, que marca o início de um terceiro mandato presidencial de Lula, está sendo organizado pela futura primeira-dama, a socióloga Janja da Silva. O anúncio das atrações foi realizado por Janja nesta quarta-feira. Nas redes sociais, a esposa do futuro presidente afirmou que está preparando uma “grande festa”: “O Festival do Futuro vai acontecer em Brasília e vai celebrar a vitória e o governo que foi eleito por todas e todos que defendem um Brasil socialmente mais justo, mais democrático e mais humano”, disse Janja.

Zambelli incita generais

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) gravou um vídeo nesta terça-feira em que incita os generais de quatro estrelas das Forças Armadas a não reconhecerem o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na gravação, ela questiona se os militares “vão querer prestar continência a um bandido” no dia 1º de janeiro, data da posse de Lula. “Dia 1º de janeiro, senhores generais quatro estrelas, vão querer prestar continência a um bandido ou à nação brasileira? Não é hora de responder com carta se dizendo apartidário. É hora de se posicionar. De que lado da história vocês vão ficar?”, questionou.