COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Cita cria a Secretaria da Mulher

Da Redação

| Edição de 11 de março de 2025 | Atualizado em 11 de março de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD), anunciou oficialmente ontem a criação da Secretaria Municipal da Mulher. “Neste mês tão importante para a luta das mulheres, anunciamos a criação da Secretaria da Mulher. Um compromisso e proposta que fizemos ainda em campanha. Agora, vamos dar mais este importante passo em prol das mulheres araponguenses”, disse Cita. Ainda segundo o prefeito, o projeto para a criação da Secretaria Municipal da Mulher será enviado à Câmara de Vereadores ainda nesta semana.

O prefeito Rafael Cita assinala que a criação e implantação da Secretaria da Mulher no município vem garantir o fortalecimento de políticas públicas às mulheres e também a participação em programas e capitação de recursos oriundos do governo estadual e federal.

Na posse dos ministros

O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) e o deputado federal licenciado e secretário de Estado da Saúde, Beto Preto (PSD), marcaram presença, na segunda-feira (10), na posse dos novos ministros Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e Alexandre Padilha (Saúde), em Brasília. Arilson é um aliado de Gleisi, com quem trabalhou por muitos anos como assessor. O apoio da agora ministra é estratégico nas pretensões de Arilson em seguir na presidência do PT estadual. Já Beto Preto foi à solenidade como representante institucional do governo estadual, independentemente das eventuais divergências políticas do governador Ratinho Junior (PSD).

Mudanças no governo

Falando em Ratinho Junior, cresce a expectativa para mudanças no primeiro escalão do governo estadual para as próximas semanas. Essa “mexida” pode incluir a criação de novas secretarias que seriam ocupadas por aliados políticos do governador. No entanto, essas possíveis alterações no governo são guardadas ainda a sete chaves. Regionalmente, a expectativa fica por conta da convocação do ex-prefeito de Arapongas, Sergio Onofre (PSD), para um cargo importante. Comenta-se que ele seria guindado ao comando da chefia-geral do Departamento de Trânsito (Detran-PR).

Nova deputada

Vereadora de Londrina por quatro mandatos, Lenir de Assis (PT) assumiu ontem uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília, ocupando a vaga deixada por Gleisi Hoffmann, que tomou posse na segunda-feira (10) como ministra da Secretaria de Relações Institucionais do governo Lula. A nova deputada paranaense tem trajetória política marcada pela defesa das causas sociais. Cientista social, com mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Lenir de Assis atuou durante toda sua trajetória política em Londrina na área de direitos humanos, educação e agricultura familiar.

Reposicionamento das forças

Uma eventual decisão da Justiça Eleitoral determinando a anulação dos votos do Democracia Cristã (DC) pode gerar uma mudança importante na Câmara de Apucarana. Segundo fontes ligadas ao processo, sairiam Adan Lenharo (DC), Luciano Facchiano (Agir) e Luiz Vilas Boas (PDT), com as entradas de Odarlone Orente (PT), Lucas Leugi (PSD) e Pablo da Segurança (Cidadania). Com isso, o prefeito Rodolfo Mota (União Brasil) poderia se fortalecer no Legislativo, onde hoje não tem a maioria. No entanto, essa possibilidade ainda está no campo da tese e do “se”. O fato é que tudo caminha para uma mudança importante na composição da Câmara, o que pode levar a um reposicionamento das forças políticas.