COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

CMDU de Apucarana tem nova diretoria

Da Redação

| Edição de 26 de julho de 2023 | Atualizado em 26 de julho de 2023
Imagem descritiva da notícia CMDU de Apucarana tem nova diretoria

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em votação realizada nesta quarta-feira, o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan) de Apucarana, Ivan da Silva, e o fiscal tributário Joel Carlos do Prado, foram eleitos, respectivamente, presidente e vice do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU). Composto por representantes de 20 instituições – entre poder público, entidades de classe e organizações civis -, o conselho (foto) tem função fiscalizadora e deliberativa, tendo papel importante nas discussões sobre planejamento urbano da cidade. Ivan da Silva assume cargo até então ocupado pelo ex diretor-presidente do Idepplan, Carlos Mendes. “Com este processo de votação concluo minha missão onde, por dois anos de mandato, atuei para organizar o conselho, que agora conta com um regimento interno”, disse Mendes.

Com 100% de asfalto 

O prefeito de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla (PSD), cumpriu agenda nesta quarta-feira em Curitiba, onde assinou convênios para importantes obras de pavimentação. Os recursos, na ordem de R$ 3,5 milhões em dois convênios, vão garantir que a prefeitura atenda uma grande reivindicação da comunidade, que é asfaltar 100% das ruas urbanas. Segundo o prefeito, são pouco mais de R$ 3 milhões para essas obras e o restante do recurso vai garantir recape em outros pontos da cidade. “Vai ficar tudo novo”, afirma o prefeito, que está bastante satisfeito com a conquista. Andreolla assinala que obras de infraestrutura urbana melhoram a vida das famílias e valorizam os imóveis.

Ministro no Paraná

Com programas consolidados na área de segurança alimentar, o Paraná receberá na próxima terça-feira (1º) a visita do Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias. Ele estará em Curitiba, onde conhecerá detalhes de programas estaduais como o Banco de Alimentos Comida Boa, Cartão Comida Boa, Restaurantes Populares e Hortas Urbanas, além de iniciativas da prefeitura, como os armazéns da família. Os programas estão alinhados com 13 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para elevar a qualidade de vida da população.

Pedido rejeitado

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) rejeitou pedido do líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Requião Filho (PT), para impugnar o edital de licitação do lote 1 das novas concessões de pedágio no Paraná. O parlamentar pediu a impugnação alegando que o edital ignora leis estaduais aprovadas pela Assembleia, que preveem a isenção de tarifas para usuários com deficiência, autismo, veículos oficiais ou ambulâncias e viaturas. Os novos pedágios devem entrar em operação no Estado ainda neste ano, de acordo com as expectativas do governo do Estado.

Reeleição de Lula

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu nesta quarta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se candidate à reeleição em 2026, apesar de revelar que o mandatário “oscila” quando pensa em um quarto mandato. “O presidente Lula tem o direito constitucional à reeleição. Grande parte das pessoas que eu conheço defende que ele seja candidato em 2026. Claro que eu defendo isso. O Lula oscila às vezes, mas obviamente que vai chegando a hora e vai confluir para o nome dele”, afirmou, em entrevista à imprensa. “O presidente Lula terá um candidato, ele próprio ou alguém que ele indicar”, disse.