COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Coluna PSD confirma Moisés Andrade

Da Redação

| Edição de 22 de julho de 2024 | Atualizado em 22 de julho de 2024
Imagem descritiva da notícia Coluna 
PSD confirma Moisés Andrade

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O PSD de Rio Bom abriu a temporada de convenções na região. A convenção partidária que confirmou a candidatura do atual prefeito Moisés Andrade (PSD) foi realizada no último sábado (20), primeiro dia do prazo determinado pela Justiça Eleitoral. Membros do partido do prefeito e das siglas de apoio - Podemos e PL - participaram do encontro realizado no Teatro Municipal. A convenção também confirmou o vice Anísio Marcelino dos Santos e os 30 candidatos a vereador do grupo. Vários deputados que atuam no município encaminharam vídeos de apoio à candidatura de Moisés. Ao discursar para os correligionários, o prefeito destacou as obras de sua gestão e incentivou os candidatos a vereador. Em Rio Bom, a oposição deve lançar como candidato o ex-prefeito Ene Benedito Gonçalves.

Convenções em Jandaia

Em Jandaia do Sul a expectativa em torno das convenções é saber se os atuais nove pré-candidatos  serão confirmados ou se formarão alianças. Pelo menos três deles  estão com convenção marcada. Miller Borda (Podemos) e o vice Dr. Dalmen (PRD) fazem convenção no dia 27, mesma data do ex-prefeito Ditão Pupio (MDB), ainda sem vice anunciado, que reúne apoio dos partidos Cidadania, Avante e PSDB. O ex-vereador Zé da Gruta (PL) tem convenção no dia 3 de agosto. O União Brasil do prefeito Lauro Junior ainda não marcou data, mas deve se reunir entre 1 e 3 de agosto. Lauro também não divulgou vice. O atual vice-prefeito de Jandaia, o Fifa (PV), é também pré-candidato a prefeito, mas não marcou convenção.

Disputa em Cruzmaltina

A corrida à Prefeitura de Cruzmaltina sofreu uma reviravolta nas últimas semanas. O ex-prefeito e pré-candidato Maurício Bueno (PSDB) costurou uma aliança com o (MDB) e, de quebra, levou para sua chapa o atual vice-prefeito José Fernando Tomé Cordeiro. A composição deve ser confirmada em convenção no próximo dia 2. Já o prefeito Natal Casavechia (PSD) tem convenção marcada para o dia 26. Natal vai tentar reeleição com chapa puro sangue do PSD tendo como vice o vereador Adilson Espanhol. Também se preparam para disputa José Alves, o conhecido Baianinho (União Brasil) e João Ferreira de Castro, o “Bigatão” (PP).

De volta ao cargo

O agrônomo e produtor rural Reginaldo Pavesi, que já exerceu a função por um bom período, reassumiu o comando da Secretaria Municipal de Agricultura de Faxinal, a convite do prefeito Ylson Álvaro Cantagallo (PSD), o Gallo. Pavesi é considerado uma das principais lideranças rurais de Faxinal e conhecedor dos problemas que afetam a agricultura de modo geral. Também sempre esteve à frente de movimentos em defesa dos produtores rurais em períodos de crise no campo. Pavezi tem vários projetos que pretende colocar em prática no comando da Secretaria Municipal de Agricultura, entre eles, a regularização fundiária do Assentamento Três Barras.

Mudança de seção

Começou nesta segunda-feira (22) o prazo para que eleitoras e eleitores, que se encontram em determinadas condições, possam se habilitar, na Justiça Eleitoral, para votar em outra seção ou local, dentro do mesmo município em que estão inscritos. A medida visa permitir que pessoas, em razão do trabalho, de dificuldades de locomoção ou por estarem privadas provisoriamente de liberdade, possam votar em seções eleitorais diferentes das que estão registradas. Essa opção, chamada de transferência temporária, é um serviço que pode ser requisitado por quem está com o título de eleitor regular. O prazo segue até 22 de agosto.