COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Copa do Mundo muda sessão da Câmara

Da Redação

| Edição de 25 de novembro de 2022 | Atualizado em 25 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Copa do Mundo muda sessão da Câmara

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em função do jogo de futebol entre Brasil e Suíça pela Copa do Mundo, marcado para esta segunda-feira às 13 horas, a Câmara de Apucarana transferiu a sessão ordinária de segunda para o dia seguinte, terça-feira, no horário regimental das 16 horas. Da pauta de votação constam dez matérias, sendo dois projetos de leis, seis requerimentos e duas moções de aplausos. O presidente do Legislativo, vereador Franciley Preto Godói Poim (foto), do PSD, informa ainda que nesta segunda-feira o horário de atendimento ao público será das 8 às 12h30. Vereadores e servidores da Câmara Municipal estarão liberados para assistir à partida pela Copa do Mundo, portanto a Casa estará fechada à tarde nesta segunda-feira. Por outro lado, Poim já está preparando o Legislativo para fechamento do exercício e entregar o cargo ao seu sucessor.

Terceirização de hospitais

Um projeto de lei (PL) encaminhado à Assembleia Legislativa do Paraná nesta semana pelo governador reeleito Ratinho Junior (PSD) pretende terceirizar a gestão de três hospitais públicos do Estado: Hospital Regional de Ivaiporã, Hospital Regional de Telêmaco Borba e Hospital Regional do Centro-Oeste, em Guarapuava. Na mensagem para justificar a aprovação do projeto, o governo chama a mudança de “concessão de uso”. O Governo diz que os serviços de saúde a serem prestados no modelo não precisam ser exclusivamente públicos. No entanto, faz várias exigências às empresas terceirizadas para garantir atendimento gratuito e de qualidade à população.

Haddad apavora mercado

O mercado financeiro reagiu mal à fala do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), cotado para o Ministério da Fazenda do governo eleito, em evento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nesta sexta-feira. O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, fechou em forte queda e o dólar voltou a superar os R$ 5,40, com alta de 4,74%. Os investidores consideram que faltaram “sinais claros de controle de gastos” no discurso de Haddad. Também no evento, o presidente do Banco Central, Campos Neto, afirmou que o mercado já espera nova alta na Selic, a taxa básica de juros, como consequência das incertezas trazidas pelos gastos públicos. 

Lula volta a Brasília

O ex-ministro e coordenador dos grupos temáticos do governo de transição, Aloizio Mercadante, confirmou nesta sexta-feira que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve voltar a Brasília nesta segunda-feira para despachar no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). O presidente passou a semana em São Paulo e evitou compromissos públicos por orientação médica. Mercadante participou de entrevista coletiva do grupo de Saúde da Transição ao lado do senador e ex-ministro Humberto Costa (PT-PE), além dos também ex-ministros da área Arthur Chioro e José Gomes Temporão. 

PL fica sozinho com multa

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu nesta sexta-feira excluir o PP e Republicanos da ação que determinou multa de R$ 22,9 milhões à coligação do presidente Jair Bolsonaro (PL) por litigância de má-fé. Agora, a multa precisará sair exclusivamente dos cofres do PL, que pediu para o TSE invalidar os votos registrados em 279 mil urnas sem apresentar provas de fraude. O ministro também havia determinado a suspensão dos fundos partidários dos três partidos até o pagamento da multa - medida que também será aplicada apenas ao PL. Partido vai entrar com recurso no próprio TSE e no STF contra decisões do ministro.