O presidente da Câmara Municipal de Apucarana, o vereador Danylo Acioli (MDB) revelou na sessão de anteontem que foi denunciado por uma ativista. Sem dar maiores detalhes, ele afirmou que a situação foi motivada pelo uso do termo “vagabundos” ao se referir a indivíduos em situação de rua autores de condutas criminosas, tema que o vereador frequentemente aborda em tom combativo. “Não tenho medo de processo. Ocorre que tem gente que quer calar quem denuncia o problema ao invés de resolver esse problema” destacou o presidente da Casa, que defende soluções mais duras nesse contexto, como o internamento compulsório. O parlamentar argumentou que diferencia a abordagem necessária para cada caso. “Eu disse que se temos um problema social com as pessoas em situação de rua, nós temos que tratar como um problema social. Mas Apucarana não é lugar para vagabundo”
Progressão em Jd. Alegre
O prefeito de Jardim Alegre, Moisés Santos (PSD) encerrou mais uma etapa do processo de concessão de progressões funcionais para servidores municipais. O procedimento, iniciado em julho e encerrado em setembro, contemplou mais de 150 servidores, concedendo 289 progressões. Moisés destaca que as progressões estavam no topo da pauta de reivindicações do funcionalismo. “Mais do que uma obrigação administrativa, esta é uma ação concreta de reconhecimento ao empenho, dedicação e aprimoramento profissional dos servidores efetivos, que são essenciais para o funcionamento da máquina pública e para a construção de uma cidade melhor para todos”, comenta o prefeito.
Agendamento online
O novo sistema de agendamento adotado pela Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, criado para aposentar de vez as fichas de papel e dar maior transparência na fila de espera de consultas e exames que, a partir de agora, poderá ser consultada pelos pacientes a qualquer momento, esteve entre os assuntos mais comentados da sessão da Câmara de Apucarana de anteontem. A ferramenta digital foi uma das bandeiras da campanha do prefeito Rodolfo Mota (União) dentro de sua proposta de choque de gestão e modernização dos serviços públicos. Na saúde, vale lembrar, a Prefeitura já adotou com sucesso o acompanhamento da fila de espera da UPA 24 Horas e do PAI - Pronto Atendimento Municipal.
Presidência do BRDE
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) realizou na manhã desta terça-feira (4) a cerimônia de posse de Renê Garcia Junior como novo diretor-presidente da instituição. Ele até então ocupava o cargo de diretor vice-presidente do BRDE e sucede Ranolfo Vieira Júnior, do Rio Grande do Sul, que agora passa a ocupar o cargo de diretor de Operações. A governança do BRDE é estruturada de forma colegiada, envolvendo os três estados do Sul — Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e a presidência é rotativa. Renê Garcia Junior passou a atuar no BRDE em 2023 como diretor de Operações após ocupar o cargo de secretário estadual da Fazenda do Governo do Paraná.
PT mira Requião Filho
Com nome bem colocado nas pesquisas para corrida ao Palácio Iguaçu, Requião Filho (PDT) vem sendo procurado pelo PT, partido do qual saiu após ter seu projeto de concorrer à Prefeitura de Curitiba preterido. Saída, aliás, precedida de muita discussão e até disputa judicial. O partido de Lula vem acenando uma reconciliação com o deputado em busca de uma chance concreta ao Governo do Estado. Requião Filho, pelo visto, está aberto a receber apoio e já teria tido algumas conversas com nomes do PT do estadual, como a ministra Gleisi Hoffmann. Em suas redes, Requião Filho repostou ontem notícias sobre a aproximação com o PT comentando que “Não se nega apoio para derrotar o extremismo no Paraná”.