COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Demandas de segurança em Arapongas

Da Redação

| Edição de 09 de abril de 2025 | Atualizado em 09 de abril de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD), discutiu ontem uma ampla pauta de segurança pública. Ao lado do secretário municipal de Segurança, Paulo Argati, o prefeito recebeu representantes do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) que defenda a instalação de um programa de remissão de pena por trabalho, destinado a presos que cumprem pena no município. Também faz parte da pauta, a instalação da Delegacia Cidadã em Arapongas, uma demanda que já vinha sido discutida pelo ex-prefeito Sérgio Onofre, entre outros pontos. Segundo Cita, a participação de órgãos competentes e entidades civis na elaboração de políticas públicas de segurança é uma marca de Arapongas. “Fizemos uma primeira análise de algumas propostas e outras que já estão em processo de tramitação”, comentou.

Agenda 100

O prefeito Rodolfo Mota (União) vai fazer uma apresentação na noite de hoje no Cine Teatro Fênix a respeito dos cem primeiros dias de seu governo em Apucarana. O prefeito convidou a imprensa e também aliados e lideranças para apresentar um balanço de ações do período da chamada Agenda 100. Entre os avanços que o prefeito deve apontar, certamente, estão a implementação do novo estacionamento rotativo, a remuneração mínima do funcionalismo e a criação da secretaria de Segurança, três demandas históricas resolvidas no período. Além de apresentar um balanço, Rodolfo deve usar o espaço para apontar metas para os próximos meses. A nova Agenda 100 é aguardada com atenção por vários setores da Prefeitura

Marumbi garante certidão

A prefeita de Marumbi, Elaine Ferreira (PL), comemorou ontem a obtenção da Certidão do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Há pouco mais de três meses no cargo, a prefeita fez várias viagens para capital para garantir que a o documento, que é obrigatório para formalização de convênios e recebimento de recursos. Elaine assumiu a prefeitura em situação complicada, com grande volume de dívidas acumuladas, sendo inclusive, necessário decretar moratória. “Com muito trabalho, com a união da nossa equipe técnica, com o apoio do governo do Estado, especialmente do deputado Alexandre Curi, e com todos que se solidarizaram com Marumbi, conseguimos avançar”, diz a prefeita.

Sabáudia moderniza estatuto

O prefeito de Sabáudia, Hugo Manueira (PSD), deu sinal verde para processo de reforma do Estatuto do Servidor, uma demanda de anos do funcionalismo. No mês passado, foi criada uma comissão com representantes do executivo, legislativo e sindicatos que vai ser responsável pelo trabalho de atualização da legislação. Datado de 1993, o estatuto, admite o prefeito, precisa ser revisado e modernizado de acordo com as novas demandas do serviço público. O prefeito garante que o processo de elaboração do novo estatuto vai abrir espaço para todos servidores se manifestarem através de canais oficiais de comunicação que serão viabilizados em breve. “É fundamental a participação do funcionalismo”, comentou.

Ditão e as estradas rurais

O prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio (MDB) está alinhavando um projeto de investimentos para pavimentar 10 km de estradas rurais. São trechos considerados estratégicos para o município em estradas de uso de comunidades importantes. O assunto inclusive foi discutido nesta semana em uma reunião entre o prefeito e o chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), Cristovon Videira Ripol. Segundo Ditão, as rotas são fundamentais para o escoamento da produção agrícola e o deslocamento das famílias que vivem no campo. “Além disso, são consideradas de interesse turístico e importantes para o fortalecimento da economia local”, comenta.