COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Deputado ironiza governo petista

Da Redação

| Edição de 15 de janeiro de 2024 | Atualizado em 15 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Deputado ironiza governo petista

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O deputado federal paranaense e possível líder da oposição na Câmara Federal em 2024, Filipe Barros (PL), não perdoa o que ele considera gastos exagerados do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com relação ao chamado Museu da Democracia. Para o parlamentar londrinense, “o museu não passa de um elefante branco de R$ 40 milhões para exaltar os objetivos socialistas e a opressão ao povo brasileiro que foi às ruas no ano passado para protestar com os rumos políticos do Brasil”. Filipe Barros também  faz outra ironia: “teremos fotos de Lula com Nicolás Maduro, presidente da Venezuela; Daniel Ortega, da Nicarágua, e os irmãos cubanos Fidel Castro e Raul Castro, exímios democratas”, comenta.

J. Alegre com Itaipu 

Jardim Alegre é o município do Vale do Ivaí que mais está recebendo recursos do programa “Itaipu Mais Que Energia”, desenvolvido pela Itaipu Binacional em todo o Estado: são cerca de 3,5 milhões. O programa atende às prefeituras na execução de projetos nas áreas de infraestrutura urbana a rural, saneamento ambiental, energia sustentável, manejo de solo e água e obras sociais, entre outras. Em Jardim Alegre, o prefeito José Roberto Furlan (Cidadania), informa que os recursos serão investidos na implantação de uma usina fotovoltaica, na pavimentação asfáltica e na construção de um barracão para coleta de lixo reciclável. “É um excelente programa”, comenta.

Prefeitos na Capital

A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) está convocando prefeitos para uma assembleia geral que será realizada nesta quarta-feira (17), às 13h30, em sua sede em Curitiba. Segundo o presidente da associação, prefeito Edmar Santos (PTB), de Santa Cecília do Pavão, da pauta do encontro constam prestação de contas da diretoria referente ao exercício de 2023, discussão sobre uma nova sede da AMP e programa de capacitação de servidores municipais. Também serão discutidos outros assuntos de interesse geral dos municípios, como os novos valores do transporte escolar a serem repassados pelo Estado neste ano letivo e importantes pontos da pauta municipalista deste ano.

Amuvi e a dengue

O avanço dos casos confirmados de dengue na região está preocupando a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). Embora a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já tenha feito uma reunião com todos os secretários municipais de Saúde do Paraná e da região para definir ações estratégicas de prevenção e combate à doença, o presidente da Amuvi, prefeito Lauro Junior (União Brasil), de Jandaia do Sul, defende a necessidade de uma reunião também com todos os prefeitos para tirar dúvidas sobre tudo que está acontecendo. A Amuvi já propôs uma reunião virtual dos prefeitos com a Regional de Saúde para debater o assunto, mas ainda não foi possível.

“Botinas Bolsonaro”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) virou nome de uma linha de calçados produzida por uma empresa que pertence a um grupo de apoiadores. Batizada de “Botinas Bolsonaro”, a marca vende sapatos, botinas de couro e chinelos de borracha e tem o ex-presidente como “garoto-propaganda”. Em vídeo nas redes sociais da marca, o próprio Bolsonaro é presenteado com uma botina de couro, que leva seu nome bordado em azul, verde e amarelo. Segundo a empresa, o ex-presidente permitiu que seu nome fosse usado na linha de calçados, sem receber contrapartida pelo marketing.