COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Fala é de pré-candidato a federal

Da Redação

| Edição de 20 de junho de 2022 | Atualizado em 20 de junho de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ex-secretário estadual de Saúde e ex-prefeito de Apucarana, Beto Preto (foto), adiantou ontem em suas redes sociais um material de divulgação de TV que deve ir ao ar nos próximos dias no espaço reservado no horário eleitoral gratuito ao seu partido, o PSD do governador Ratinho Junior. No vídeo, Beto é apresentado como pré-candidato a deputado federal - adiantando assim  suas pretensões no pleito deste ano - e faz um breve resumo das conquistas da saúde do Paraná nos últimos dois anos, tendo em vista as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19. Vacinação no braço de todos e aumento dos leitos hospitalares, considerados grandes feitos do Estado, foram lembrados. Segundo Beto Preto, vários vídeos já foram gravados. Se todos seguirem o layout deste primeiro, é de se esperar uma campanha dinâmica, profissional e, como sempre frisa Beto, olho no olho com o eleitor. 

Duplicação da BR-376 

Deve ser confirmada ainda nesta semana, no Palácio Iguaçu, a solenidade de assinatura do contrato para a execução das obras de duplicação de trecho urbano da BR-376, em Apucarana. Os últimos detalhes foram discutidos em reuniões técnicas realizadas recentemente na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e no DER. O prefeito Junior da Femac (PSD), acompanhado do vice Paulo Vital (PSD), trabalhou com muita persistência para finalizar as pendências que restavam. O trecho a ser duplicado vai das imediações do Estádio Municipal até o viaduto do contorno sul. A obra prevê novas alternativas rodoviárias nos acessos ao Residencial Fariz Gebrim, Núcleo Habitacional Adriano Correia e Unespar/Fecea. 

Evento concorrido

Uma das maiores ocupações de ex-sem-terra do Vale, o Assentamento 8 de Abril, em Jardim Alegre, esteve concorrido na última sexta-feira. Mais de 400 assentados receberam do Incra títulos de domínio das áreas. O ex-governador Orlando Pessuti (MDB), que foi secretário estadual de Agricultura em 2003, relembrou as dificuldades dos assentados. “É uma história muito bonita e é momento de nós cumprimentarmos o pessoal porque ao longo desse tempo conseguiram, com a sua organização, com que muitas coisas acontecessem”, comentou. Também participaram do evento os deputados do PT, partido sempre próximo das demandas dos sem-terra, o federal Ênio Verri e estadual Professor Lemos, além do deputado federal Sergio Souza (MDB).

Última sessão da Câmara

A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza na próxima segunda-feira (dia 27) a última sessão ordinária antes do recesso de meados do ano. O presidente do Legislativo Municipal, Franciley Preto Godói Poim (PSD), avisou ontem que essa reunião será específica para julgamento da prestação de contas do exercício financeiro de 2005 do ex-prefeito Valter Aparecido Pegorer, que já não reside mais na cidade. Segundo Poim, em função do julgamento das contas, a sessão não terá outras matérias na ordem do dia e o primeiro expediente, em que os vereadores fazem suas explicações pessoais, será limitado em 30 minutos.

INSS das prefeituras

Começou a tramitar na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 14/2022), que reduz a alíquota patronal de INSS das prefeituras. A medida propõe a redução pela metade do porcentual que as prefeituras recolhem hoje, que é de 22,5%. A proposta foi defendida pelos prefeitos da União dos Municípios da Bahia (UMB) durante a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada em abril. O autor da PEC, deputado Cacá Leão (PP-BA), justifica que hoje os municípios arcam com a alíquota mais elevada do sistema, sem que gozem de qualquer regime que os diferencie pela sua natureza de ente público.

VAPT-VUPT
FPM DOBRADO Prefeituras receberam nesta segunda-feira o segundo repasse de junho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante foi o dobro comparado ao mesmo período de 2021.
CABOS SOLTOS Como acontece na maioria das cidades, moradores de Faxinal também reclamam de cabos de telefonia e internet soltos nas ruas. O vereador Paulinho Portela (União Brasil) pede providências às empresas responsáveis.
INOVAÇÃO A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) reúne prefeitos nesta quinta-feira, às 10h30, em evento de inovação tecnológica e empresarial. Objetivo é inserir definitivamente os municípios na onda da inovação.
LICITAÇÕES O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) vem promovendo encontros regionais para detalhar pontos polêmicos da nova Lei de Licitações, reunindo prefeitos e técnicos. Nesta quarta e quinta, o evento acontece em Maringá.