COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Filipe Barros pede investigação

Da Redação

| Edição de 24 de junho de 2025 | Atualizado em 24 de junho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A morte trágica da turista brasileira Juliana Marins, que teve o corpo resgatado quatro dias após cair em uma trilha na Indonésia, gera, como de praxe, repercussões políticas. Além de notas de solidariedade - o presidente Luis Inácio Lula da Silva foi uma das autoridades a se manifestar oficialmente-, a morte suscita questionamentos. Segundo o deputado federal Filipe Barros (PL), o episódio, repleto de informações desencontradas, necessita, além de solidariedade, ser elucidado com rigor. “Há relatos iniciais de que o embaixador do Brasil em Jacarta teria transmitido informações equivocadas à família da vítima. Estou acionando o Itamaraty para que detalhe o que de fato fez nesse caso, e ainda vou procurar a Embaixada da Indonésia para explicações”, comenta, acrescentando que vai acionar cobrar explicações da Embaixada da Indonésia.

Capital do Ovo

Arapongas deve ganhar mais um título. O município, que já é reconhecido em lei federal desde 2023 como Capital Moveleira Nacional, terá uma outra faceta celebrada em lei estadual. Foi aprovada ontem proposta dos deputados estaduais Cobra Repórter (PSD) e Pedro Paulo Bazana (PSD) de condecer ao município de o título de Capital Estadual do Ovo, em razão de sua relevância na produção avícola. Com várias granjas instaladas, Arapongas é o maior produtor estadual de ovos para consumo. São mais 460 milhões de ovos anuais, segundo dados oficiais da Secretaria de Estado da Agricultura. A produção tem até comemoração, a Festa do Ovo e Abacate, que acontece em agosto na Colônia Esperança.

Turismo no Vale

Com pouco mais de três meses no cargo, o secretário de Estado de Turismo, Leonaldo Paranhos, colocou seus assessores para percorrer os municípios, levantar diagnósticos e alinhar demandas com prefeituras. No Vale do Ivaí, várias prefeitos já receberam a visita do staff da secretaria. Nesta semana, foi o prefeito de São Pedro do Ivaí, Rildo Camargo (PSD), que abriu o gabinete para equipe, que vem sendo assessorada pela Amuvitur - braço da Amuvi - Associação de Municípios do Vale do Ivaí. O empresário Igor Pereira, atual presidente da Amuvitur, vem acompanhando de perto as visitas. A idéia é aproximar as gestões estadual da municipal na viabilização de programas.

Sérgio faz balanço

Infraestrutura, esporte, mobilidade, educação, saúde e viabilização de recursos para projetos e serviços essenciais. Essas são as demandas mais comuns que chegam à Superintendência Apoio aos Municípios da Casa Civil, segundo revela o superintendente Sergio Onofre. ”Esse é um trabalho estratégico. Atuamos na descentralização das políticas públicas, fortalecendo o diálogo e acelerando os resultados para valorizar a atuação das prefeituras”, afirma Sérgio, que desde que assumiu cumpriu agendas em 12 municípios. Ele afirma que principalmente os municípios menores se beneficiam do apoio técnico aos projetos. Projeto, aliás, é algo que Sergio tem experiência. Tocou muitos como prefeito de Arapongas.

Deputadas na caminhada

A Caminhada do Meio-Dia, evento marcado para o dia 22 de julho, que visa mobilizar a comunidade no combate ao feminicídio vem ganhando cada vez mais apoio. A bancada feminina da Assembleia Legislativa do Paraná, liderada pela deputada estadual Mabel Canto (PP), se reuniu ontem com secretária Leandre Dal Ponte. As parlamentares vão incentivar mobilizações em suas regiões. A saber, a caminhada é realizada no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído após a morte da advogada Tatiane Spitzner, em Guarapuava. Ela foi morta pelo marido em 2018, ao ser jogada da sacada do apartamento no qual o casal morava.