Ao contrário de boatos que surgiram ontem em Apucarana, o Hospital da Acea, antigo Hospital do Coração, continua com suas portas abertas atendendo à população. Houve de fato uma recomendação do Ministério Público ao Instituto Santa Clara, entidade mantenedora do Hospital, para que comprove, através de documentos, estar em dia com todas licenças sanitárias e alvará da Prefeitura. O Instituto Santa Clara, que recebeu a recomendação nesta segunda-feira, está providenciando a documentação e aguarda apenas a expedição do alvará da Prefeitura Municipal, já solicitado, para encaminhar ao MP. Nesta primeira etapa, o Hospital da Acea funciona apenas como ambulatório. Ao longo dos próximos meses, segundo se informa, outras alas deverão ser ativadas para pleno funcionamento do hospital.
PT em Apucarana
O Partido dos Trabalhadores em Apucarana, a exceção da eleição de 2012, quando o atual deputado federal Beto Preto disputou e ganhou a Prefeitura pelo partido, nunca teve um bom desempenho em eleição municipal na cidade. Este ano, o deputado estadual Arilson Chiorato, presidente estadual do PT, morador de Apucarana e marido da candidata a prefeita, professora Jane Reis, está apostando alto no desempenho do partido na cidade. Em que pese Apucarana ser uma cidade tida como conservadora e o presidente Lula nunca ter sido bem votado na cidade, o deputado Arilson acredita que na eleição deste ano o desempenho do partido pode surpreender os adversários. Ele se baseia na campanha light da candidata Jane Reis e na boa receptividade dela por onde passa.
Apostando na virada
A campanha do candidato a prefeito de Apucarana, Paulo Vital (PL), entrou firme na televisão e nas redes sociais com a publicidade que “está na hora da virada”. Pode ser tudo, pode ser nada. Para uns, falar em virada pode significar que o candidato está atrás nas pesquisas, para outros, no entanto, a virada pode consolidar uma vitória. Na eleição de 2008 em Apucarana, o então candidato a prefeito João Carlos de Oliveira estava atrás nas pesquisas e com esse “mote da virada” conseguiu mesmo virar a eleição na última semana, vencendo o pleito. O importante a esta altura do campeonato é manter a tropa motivada, o que se observa entre os quatro candidatos a prefeito na cidade. Ninguém joga a toalha antes da hora.
Investigação eleitoral
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (MDB), e seu candidato à sucessão, vereador Recife (MDB), reafirmaram ontem que não estão preocupados com o recebimento da denúncia pela Justiça Eleitoral, oferecida pelo Ministério Público, por suposto uso da máquina pública em uma reunião na Acea, com a presença de servidores do município. Junior, entre outras alegações, afirma que foi uma reunião de trabalho da administração, sem conotação política. Recife, por sua vez, alega desconhecer a reunião e que em momento algum teria participado de qualquer encontro dessa natureza. Agora quem vai decidir é a Justiça e como restam poucos dias para o pleito de domingo, não há tempo hábil para nenhuma decisão até lá. O julgamento fica para depois.
Apoio do governador
Vários prefeitos do Vale do Ivaí prestigiaram ontem a visita do governador Ratinho Junior (PSD) em Mauá da Serra, onde ele entregou uma escola. Aqueles que são candidatos à reeleição foram ao evento apenas para tirar fotos ou gravar vídeo com Ratinho Jr. para a campanha eleitoral. Eles fizeram somente isso, já que não podem participar de inaugurações de obras públicas. Entre esses prefeitos estavam Carlos Gil (PSD), de Ivaiporã; Moisés de Andrade (PSD), de Rio Bom; e Edmilson Stêncel (PL), de Kaloré. Os demais Aquiles Takeda Filho (PSD), de Marilândia do Sul, Moacir Andreola (PSD), de Novo Itacolomi, e Emerson Toledo (MDB), de Cambira, puderam subir ao palco das autoridades.