COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Importância de um deputado federal

Da Redação

| Edição de 27 de julho de 2022 | Atualizado em 27 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia Importância de um deputado federal

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Importância de um deputado federal

“Uma das maiores fontes de recursos para os municípios é o Governo Federal e a principal ferramenta para isso acontecer são as emendas dos deputados federais”. A frase foi dita ontem pelo prefeito Junior da Femac (foto), do PSD), ao falar da necessidade de Apucarana ter um representante próprio na Câmara Federal. Ele lembra que, no Paraná, praticamente todas as cidades do mesmo porte que Apucarana têm deputados federais eleitos com o apoio da sua base. “Isto é um diferencial para a conquista de importantes obras e programas, via Governo federal. E nós, que estamos há 30 anos sem um representante próprio na Câmara Federal, precisamos agora somar esforços para eleger uma pessoa de confiança da nossa cidade”, enfatizou Junior da Femac, reiterando a força que isso representa para o município e região.

PL de olho no Vale 
A pré-campanha causa até mesmo alguns congestionamentos de políticos, de olho no eleitorado e nas demandas dos 26 municípios do Vale do Ivaí. Na noite de terça-feira (26), por exemplo, dois grupos distintos, de um mesmo partido, se encontraram por acaso no mesmo hotel, em Apucarana. De um lado, o deputado federal e presidente do PL, Fernando Giacobo. De outro, o grupo ligado ao também deputado federal do PL, Filipe Barros. Ambos, em plena pré-campanha. Giacobo anunciou que está articulando a renovação dos diretórios municipais do PL na região. Embora tenha ares de ação estratégica do partido, ele não esconde que também quer ampliar suas bases eleitorais.
Invasão de território
Ao encontrar Fernando Giacobo no hotel, em Apucarana, Filipe Barros diz que até brincou com o presidente do partido sobre a invasão territorial. “O que está fazendo aqui, na minha região, presidente?”, perguntou Filipe. O deputado, que é de Londrina, garante, no entanto, que a relação com Giacobo é das melhores. “Ele tem nos atendido em todas as demandas”. Porém, Filipe não escondeu uma certa surpresa, lembrando que a missão de renovar os diretórios do partido no Vale do Ivaí, inicialmente, era dele. Vale lembrar que desde seu primeiro mandato de deputado federal, Filipe Barros aumentou sua base eleitoral no Vale do Ivaí.
Pré-candidata sem CNH
Pré-candidata a uma vaga na Assembleia Legislativa, a vereadora Flávia Francischini (União Brasil), de Curitiba, está sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ela perdeu o direito de dirigir após multas em radares de Curitiba. “Em menos de um mês nós tivemos 200 radares instalados em Curitiba. Um absurdo. Em questão de 100 metros há quatro radares com velocidades diferentes”, reclama a vereadora sobre um trecho da chamada Linha Verde, o que a motivou a apresentar um pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Curitiba para investigar o assunto. “Fui buscar o meu filho e levei quatro multas de uma vez”, protesta a vereadora, esposa do ex-deputado estadual Fernando Francischini.
Troca em Califórnia
A partir do dia 1º de agosto, quando acaba o recesso parlamentar, as sessões da Câmara Municipal de Califórnia passarão a ser presididas pela vereadora Geisa Aparecida Santiago (União Brasil). Em reunião entre os vereadores realizada no dia 18 de julho, ela foi eleita em substituição ao então presidente do Legislativo, vereador Artur Antônio de Oliveira Neto (PSD), que deixou o cargo de presidente e também a função de vereador para ser secretário municipal de Esportes junto à Prefeitura. A sua cadeira na Câmara passou a ser ocupada pelo suplente Claudemir Nunes Barbosa (PSD), que já foi vereador por dois mandatos. Geisa do Marquinho, como é conhecida, foi eleita vereadora com 182 votos em 2020.