COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Lucas Leugi se filia ao PSD de Beto Preto

Da Redação

| Edição de 02 de abril de 2024 | Atualizado em 02 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Lucas Leugi se filia ao PSD de Beto Preto

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Pré-candidato a prefeito de Apucarana, o vereador Lucas Leugi assinou ontem ficha de filiação ao PSD. No segundo mandato na Câmara, ele estava no Partido Progressista (PP), pelo qual foi reeleito em 2020.  A ficha de filiação foi abonada pelo secretário de Estado da Saúde e deputado federal licenciado, Beto Preto, e pelo chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, em Curitiba. “Neste momento de definição partidária, está em jogo o amanhã de Apucarana. É preciso ter responsabilidade com nossa gente, ser instrumento no desenvolvimento da cidade. Estou à disposição do partido, desse grupo que se une para cuidar da nossa gente”, declarou o pré-candidato a prefeito de Apucarana, que é uma das principais vozes de oposição ao prefeito Junior da Femac (MDB) no Legislativo.

Puxando a fila

O vereador Lucas Leugi puxou a fila na Câmara, assinando ontem sua ficha de filiação no PSD do secretário de Estado e deputado federal licenciado, Beto Preto. Pelo menos mais oito vereadores devem mudar de legenda até sábado (6), data limite para o troca-troca partidário. Moisés Tavares e Marcos da Vila Reis já bateram o martelo e estão de malas prontas para o PP. Outras mudanças podem ocorrer envolvendo o presidente do Legislativo, Luciano Molina, que iria para o PSB; Mauro Bertoli e Rodrigo Recife para o MDB do prefeito Junior da Femac; Mário Felippe e Jossuela Pirelli no Patriota e Tiago Cordeiro no PDT. No entanto, as conversas ainda continuam movimentando os bastidores e mudanças de última hora não são descartadas.

Eleitores no prazo

Os prazos deste mês de abril não correm apenas para os pré-candidatos ao pleito deste ano. Os eleitores que não têm seus dados biométricos cadastrados na Justiça Eleitoral só poderão utilizar o atendimento pela internet até o próximo dia 8, exatamente um mês antes do prazo final para o fechamento do cadastro eleitoral. Ou seja, quem passar do prazo e precisar fazer qualquer atualização precisará ir pessoalmente à Justiça Eleitoral. Já quem estiver com a situação biométrica em dia pode usar o Título Net até 8 de maio, prazo final para alterações e regularização de título de eleitor. 

Desembargador de Faxinal

O julgamento das ações contra o senador Sérgio Moro (União Brasil) colocou em evidência o relator do processo, o desembargador Luciano Carrasco Falavinha. Primeiro a votar, tendo dado parecer contrário à cassação do ex-juiz da Lava-Jato, Falavinha é do Vale do Ivaí. O magistrado é natural de Faxinal, município em que, inclusive, foi titular da comarca na década de 2000. Antes de assumir o caso Moro, em julho do ano passado, Falavinha era Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Durante sustentação oral do voto, o desembargador chegou a citar Faxinal como sua cidade natal.

Recursos para entidades

O prefeito Junior da Femac reuniu ontem 14 entidades cadastradas e aprovadas pelo Conselho Municipal da Assistência Social (Comas) para formalizar o repasse anual de subvenções sociais. Em 2024, o valor rateado vai somar R$ 1,77 milhão, um acréscimo de 4% em relação ao ano anterior. Na solenidade, Junior fez questão de frisar o aumento quantitativo de repasses adotado em sua gestão. Entre subvenções e chamamentos públicos, segundo Junior, sua gestão distribuiu entre 2019 e 2024, R$11 milhões. “Desde o início do mandato procuro ser um prefeito cristão, construindo diariamente uma Apucarana mais humana. Por isso, não medi esforços para aumentar ano a ano, sempre dentro da possibilidade do orçamento, os recursos destinados às entidades”, comentou.