COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Molina propõe mais uma “Onda Verde”

Da Redação

| Edição de 27 de março de 2023 | Atualizado em 27 de março de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Luciano Augusto Molina Ferreira (foto), do PL, apresentou requerimento na sessão ordinária desta segunda-feira, sugerindo à administração municipal a implantação da chamada “Onda Verde” em toda a extensão da Rua Oswaldo Cruz, a exemplo do que já existe na Rua Ponta Grossa. Segundo ele, uma “Onda Verde” nesta que é uma das vias mais movimentadas da cidade faria com que o tráfego de veículos possa fluir de forma mais rápida e sem congestionamentos. “A Rua Dr. Oswaldo Cruz tornou-se um ponto crucial no deslocamento de veículos e motos, principalmente após destacar-se por ser ponto gastronômico e ser via de acesso a diversos bairros de população numerosa”, argumentou o presidente do Legislativo Municipal, ao defender essa medida.

Marcha dos prefeitos 

Começou nesta segunda-feira e prossegue até quinta-feira (dia 30) a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o evento municipalista reúne mais de 10 mil pessoas entre prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas convidadas. Além dos agentes públicos municipais, também senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais e ministros devem passar pelo evento, que apresenta as demandas dos municípios e discute a construção de políticas públicas para enfrentá-las. A reforma tributária deverá ser um dos principais temas do encontro.

Conselho de Ética

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), anunciou nesta segunda-feira os membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. O conselho tem o deputado Delegado Jacovós (PL) como presidente e os deputados Tercilio Turini (PSD), Renato Freitas (PT), Matheus Vermelho (PP) e Do Carmo (União Brasil) como integrantes titulares. Os suplentes são o deputado Evandro Araújo (PSD), deputada Ana Julia (PT) e deputado Paulo Gomes (PP), restando o União Brasil ainda indicar o suplente. Cabe a esse conselho zelar pela observância dos princípios éticos da Casa, atuando no sentido da dignidade do mandato parlamentar.

Deltan no União Brasil

A possibilidade de consolidação da federação entre os partidos Podemos, PSDB e o Cidadania pode levar o deputado federal Deltan Dallagnol a se desligar do Podemos e se filiar ao União Brasil, mesmo partido do senador Sergio Moro. Isso poderia acontecer para evitar uma guerra no Paraná envolvendo o ex-governador Beto Richa, atualmente na presidência do PSDB, e afundar ainda mais a sigla, que perdeu muitos filiados de alguns anos para cá. Caso Deltan Dallagnol seguir para o União Brasil, seria a consolidação da sua candidatura à Prefeitura de Curitiba na eleição de 2024.

Comissão de Anistia

A Comissão da Anistia retomará suas sessões nesta quarta-feira com a revisão de milhares de pedidos de reparação que foram negados durante os governos de Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB) e que agora podem ser deferidos pelo colegiado. A medida vinha sendo reivindicada por organizações de defesa dos direitos humanos. Entre os primeiros pedidos a serem julgados estão o do deputado Ivan Valente (PSOL-SP), de Claudia de Arruda Campos, José Pedro da Silva e Rogério Schettino, segundo Informou o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.