COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Molina valoriza audiências públicas

Da Redação

| Edição de 24 de agosto de 2023 | Atualizado em 24 de agosto de 2023
Imagem descritiva da notícia Molina valoriza audiências públicas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Luciano Augusto Molina Ferreira (PL), avalia como bastante positiva a audiência pública sobre segurança realizada na noite desta quarta-feira, com o recinto do Legislativo completamente tomado por pessoas da comunidade. O evento teve a presença de vereadores e importantes autoridades públicas, que puderam comentar sobre a situação e dar sugestões para solução dos problemas. “O Legislativo precisa estar sempre em contato com a comunidade para a construção de soluções para os problemas que encontramos. Promover audiências públicas para abrir o debate com a população, de forma a compreender todas as questões envolvidas em um tema de interesse público, como esse, é fundamental para criarmos legislações cada vez mais eficazes. É assim que avançamos enquanto sociedade civil organizada”, ressalta.

Mais duas sessões 

Depois da audiência sobre segurança pública promovida na noite de quarta-feira, vereadores de Apucarana voltaram aos trabalhos legislativos nesta quinta-feira à tarde, quando foram realizadas duas sessões extraordinárias convocadas pelo presidente da Casa, Luciano Molina (PL). Na oportunidade, foram votados e aprovados onze projetos encaminhados pelo Executivo e dois do Legislativo. A maioria das propostas do Executivo refere-se a abertura de créditos adicionais, além de alienação de imóveis e transferência de recursos para uma entidade assistencial. Dos projetos da Câmara, um referenda convênio e outro altera dispositivos do Regimento Interno.

Recursos para custeio

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), prefeito Hermes Wicthoff (PSD), de Mauá da Serra, sugeriu ao superintendente do Ministério da Saúde no Paraná, Luiz Armando Erthal, que o governo libere recursos para os consórcios de saúde não apenas para investimentos, mas principalmente para custeio dos serviços prestados à população. Segundo Hermes, na maioria das vezes os convênios assinados em Brasília destinam-se à aquisição de ambulâncias e equipamentos, enquanto os consórcios e os próprios municípios precisam de dinheiro para custear as despesas do dia a dia. Hermes pediu que a sugestão seja levada à ministra da Saúde, Nisia Trindade. Luiz Armando participou de reunião nesta quinta-feira no Cisvir.

Deputado é denunciado

Os deputados do PT/PDT ingressaram nesta quinta-feira com uma representação no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) contra o deputado Soldado Adriano José (PL), que xingou e ofendeu Renato Freitas (PT), chamando o parlamentar de “bosta”, na sessão plenária de segunda-feira. Assinam a representação, além de Renato Freitas, os deputados Professor Lemos, líder do Bloco PT/PDT; Requião Filho, líder da Oposição; Arilson Chiorato, presidente do PT Paraná; Ana Júlia (PT); Dr. Antenor (PT); Goura (PDT) e Luciana Rafagnin (PT). Eles alegam que a fala de Adriano configura quebra de decoro parlamentar.

Bolsonaro liberado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta na tarde desta quinta-feira, após fazer exames no hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Ele foi internado na quarta-feira para os procedimentos que são preparatórios para três cirurgias que deve fazer em setembro. Ele deixou o hospital de carro, pouco depois das 15h, e não falou com a imprensa, no dia em que o filho Jair Renan é alvo da Polícia Federal. Bolsonaro pretende viajar para Barretos-SP, onde será homenageado nesta sexta pela Câmara Municipal com um título de cidadão honorário na tradicional festa do peão.