A Prefeitura de Apucarana depositou nesta sexta-feira (24) o salário dos 3.411 servidores públicos municipais referente ao mês de janeiro. Segundo o prefeito Rodolfo Mota, a antecipação é resultado de um esforço administrativo e orçamentário realizado pela gestão e é uma forma de comemorar o aniversário da cidade. “Nestes poucos dias, que mais parecem seis meses, nos deparamos com muitas situações preocupantes, entre elas, limitação financeira, mas nada que nos tire a alegria e a vontade de construir um novo tempo para Apucarana. Iniciamos uma programação histórica em comemoração aos 81 anos de Apucarana. Teremos uma festa das famílias na Praça Rui Barbosa até a terça-feira e, ao receber o seu salário de forma antecipada, o nosso servidor e sua família, que com certeza estarão presentes, poderão aproveitar com maior tranquilidade”, comentou o prefeito. A folha de pagamento do mês fechou em R$21,8 milhões.
Supersalários
No anúncio feito nesta sexta-feira (24) pelo prefeito Rodolfo Mota (União Brasil) da adoção de um piso mínimo para o funcionalismo municipal de Apucarana, o que mais chamou atenção foi a divulgação dos escandalosos supersalários de alguns servidores. Claro que estes são a ínfima minoria entre os 3,4 mil funcionários, mas ainda assim é inadmissível que na realidade de Apucarana, ou de qualquer Prefeitura do Brasil, para dizer a verdade, um servidor ganhe mais de R$ 45 mil mensais. Muito se comentou durante a campanha eleitoral sobre a folha de pagamento. Como se vê, com razão.
Medida impopular
A restrição de horário de funcionamento das UBSs do Jardim América e Jardim Ponta Grossa, na zona norte de Apucarana, que vão deixar de atender no horário noturno, não agradou a população e causou reação imediata na oposição. O secretário de Saúde, Guilherme de Paula, afirma que os novos horários estão em teste e a medida pode ser revertida no futuro. Ainda assim, o presidente da Câmara de Apucarana, Danylo Acioli (MDB) questionou. “Como vão acabar com a fila fechando as poucas UBS em horário noturno?” A ex-candidata a prefeita de Apucarana, Jane Reis (PT) engrossou o coro nas redes sociais.
Moradias em Ivaiporã
Ivaiporã está entre as 378 cidades habilitadas pelo Ministério das Cidades para apresentar propostas para o programa Minha Casa, Minha Vida. A habilitação saiu no início da semana e contempla o município com 50 moradias para famílias em vulnerabilidade social. O prefeito Carlos Gil (PSD) recebeu a informação do deputado federal Sérgio Souza (MDB), que vinha defendendo o projeto em Brasília. “Agora daremos sequência ao plano de habitação popular em Ivaiporã”, comemora o prefeito. Além dessas 50 unidades, outras 46 estão garantidas, ambas em terrenos doados pela prefeitura.
Liminar para Requião Filho
A bancada petista na Assembleia Legislativa do Paraná está prestes a encolher. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) emitiu uma decisão liminar que autoriza Requião Filho a se desfiliar do Partido dos Trabalhadores (PT). A decisão garante que o deputado não sofrerá prejuízos em seu terceiro mandato como deputado estadual. Com saída garantida do PT, Requião Filho, que já foi líder da oposição na Assembleia Legislativa, ainda não tem caminho certo a seguir e não anunciou para onde vai. O deputado destaca ter recebido diversos convites, mas diz que ainda está analisando as propostas.