O prefeito de Godoy Moreira, Primis Oliveira (PSD), reeleito nas eleições de outubro, iniciou seu quarto mandato com um grande desafio: garantir um segundo acesso ao município. Hoje, para se chegar a cidade é preciso seguir pela PR-650, via São João do Ivaí. A nova saída seria via Barbosa Ferraz, o que exige a construção de uma ponte na divisa dos municípios. A proposta não está apenas no campo das ideias, uma empresa especializada já está iniciando trabalhos do projeto executivo. “Recurso a gente não consegue do dia para noite. O asfalto demorou trinta anos, mas ele está aí. Começamos esse processo agora para colher lá na frente”, comenta o prefeito que, por agora, tem vários projetos para entregar como obras de pavimentação, veículos adquiridos que serão entregues e a iluminação do estádio municipal.
Extraordinárias
O presidente da Câmara de Apucarana, Danylo Acioli (MDB), ao ser informado ontem à noite a respeito do reajuste dos servidores municipais se prontificou a reunir os vereadores em sessão extraordinária ainda nesta sexta-feira (21) à noite para garantir a votação do projeto de interesse do funcionalismo. Danylo e o vereador Adan Lenharo (DC) cumpriram ontem último dia de agenda em Brasília. Eles se encontraram com deputados e, inclusive, estiveram rapidamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que participava de um seminário do partido no Distrito Federal.
Vice em destaque
A vice-prefeita de São João do Ivaí, Olivia Froes (Avante) foi convidada pela deputada Cloara Pinheiro (PSD) a integrar a mesa executiva na abertura do 2º Encontro de Prefeitas e Vereadoras, encerrado ontem na Assembleia Legislativa. Olívia, que estreou na política em 2020, quando foi eleita vereadora, tem se destacado na administração do prefeito Fábio Hidek (União). No evento, ela avaliou que, aos poucos, portas se abrem para as mulheres na política. “Já é um desafio por si só ser mulher na política. Eu falo por mim, que além de ser mulher, ser negra. Então o desafio é bem maior, mas só que nós juntas vamos superando e se fortalecendo”, disse Olívia, que foi muito cumprimentada pelo seu depoimento.
Cirurgias eletivas
Não é só em Apucarana que as cirurgias eletivas estão em pauta. Prefeitos da área da 16ª Regional de Saúde pediram as suas equipes um levantamento minucioso da demanda pelos procedimentos. O levantamento é um pedido do próprio secretário de Saúde, Beto Preto, que quer traçar uma estratégia para atender os municípios da região e reduzir filas de espera. Para os prefeitos que estão assumindo agora a administração, como é de se esperar, o levantamento da demanda pode demorar mais para ser finalizado. Segundo a 16ª RS, a previsão de funcionamento de novas unidades hospitalares na região deve agilizar o processo.
Otimistas, mas nem tanto
A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) divulgou ontem os resultados da 29ª edição da Sondagem Industrial, levantamento anual que capta as expectativas dos empresários para o ano seguinte. Os dados mostram que 61% dos industriais estão otimistas ou muito otimistas com o desempenho de suas indústrias em 2025. A mesma confiança não é a mesma no cenário nacional. Apenas 24% apostam em crescimento e 43% acreditam que haverá retração. “A pesquisa trouxe uma preocupação muito grande com a política econômica nacional”, ressaltou o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos. O cenário de alta dos juros é que assusta o empresariado.