COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Prefeita avalia projetos na Capital

Da Redação

| Edição de 20 de setembro de 2023 | Atualizado em 20 de setembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Prefeita avalia projetos na Capital

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeita avalia projetos na Capital

A prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri (União Brasil), está em Curitiba cumprindo agenda de compromissos nas secretarias do Governo do Estado, para acompanhar projetos que estão tramitando e apresentar novas demandas para busca de recursos. Regina também visitou (foto) o gabinete do deputado estadual, Alexandre Curi (PSD), para informar sobre tudo que o município tem tramitando no governo do Estado, além de apresentar novas demandas. A prefeita destacou que um grande investimento em pavimentação está em andamento e que várias obras serão inauguradas em breve, como o calçadão, o coreto, a quadra coberta ao lado do Ginásio Seccão, o portal turístico, a cozinha central, a Praça São José no distrito de Marisa e barracões industriais, dentre outros. 

Momento bom de Apucarana 

O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Luciano Molina (PL), destaca que o município vive um bom momento em termos de geração de emprego e renda. Segundo ele, o Brasil no geral passa por uma fase difícil, com altos índices de desemprego, mas Apucarana está na contramão de tudo isso. Ele observa que em Apucarana sobram vagas de emprego em todos os setores, em especial na indústria do vestuário, mas há muitas vagas abertas também nas áreas do comércio, de supermercados e das indústrias. “Hoje as empresas precisam contratar, mas têm dificuldades”, comenta Molina, creditando esse fato à chegada de investimentos empresariais.

Canabidiol na saúde

O vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB) protocolou projeto de lei na Câmara de Apucarana que trata da inclusão do canabidiol e o tetrahidrocanabinol na lista de medicamentos disponíveis gratuitamente na saúde pública do município. Tais medicamentos, produzidos à base da maconha, são medicamentos utilizados para tratamento de vários tipos de doenças, entre elas, autismo, fibromialgia, mal de parkinson, epilepsia e esclerose múltipla. Segundo o vereador, são tratamentos cientificamente eficazes, que trazem bons resultados.. Antes da votação do projeto, Tiago Lima propõe que o assunto seja discutido em audiência pública.

Audiência do aborto

A Assembleia Legislativa do Paraná será palco de uma importante Audiência Pública no próximo dia 26, às 10h, coordenada pelo deputado Fabio Oliveira (Podemos). O evento tem como objetivo reunir autoridades e legisladores para apresentar a Frente Parlamentar Pró-Vida, em meio ao atual contexto em que o Supremo Tribunal Federal (STF) se prepara para julgar a ADPF 442 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), que trata da descriminalização do aborto até 12 semanas. Câmaras de Vereadores de todo o Paraná também estão se mobilizando contra o aborto.

Lei dos Partidos

A Lei nº 9.096, chamada de Lei dos Partidos Políticos, completou 28 anos nesta quarta-feira. A lei foi criada em 1995 com finalidade de regulamentar a organização e funcionamento das legendas partidárias, a filiação partidária e a designação de candidatos nas eleições municipais, estaduais e federais. Também regulamenta o Fundo Partidário e a prestação de contas das legendas, entre outras finalidades. Embora tenha passado por várias alterações ao longo do período, a Lei dos Partidos preserva o seu papel de garantir a representatividade e a autonomia das siglas, que são prerrogativas constantes da Constituição Federal de 1988.