COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Prefeitos da Amuvi no 30º BIMec

Da Redação

| Edição de 11 de abril de 2024 | Atualizado em 11 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Prefeitos da Amuvi no 30º BIMec

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) se reúnem hoje, a partir das 9h30, no 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), em Apucarana. A primeira parte da reunião será fechada à imprensa. Segundo o presidente da Amuvi, prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (foto), Os prefeitos vão tratar de algumas questões regimentais da entidade e também discutir a construção da subsede em Borrazópolis. Na segunda parte, o tenente-coronel Alexandre Pereira Figueiredo ministrará uma palestra, na qual irá abordar as possibilidades de atuação do Exército nos municípios da região, incluindo apoio no combate à dengue. A reunião será encerrada com um almoço no próprio batalhão.

Articulação em Arapongas

A notícia da licitação do anteprojeto para as obras de duplicação da PR-218  no trecho entre Arapongas e Sabáudia, anunciada ontem pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), é mais uma vitória do prefeito araponguense Sérgio Onofre (PSD). Também presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Onofre vem articulando essa obra desde o seu primeiro mandato em conversas com o Governo do Estado e lideranças do seu município e também no município vizinho. A obra, segundo Onofre, é fundamental para garantir processo de crescimento das duas cidades.  

Polêmica em Grandes Rios

Em Grandes Rios, a polêmica no meio político é o pedido de cassação do mandato do prefeito Toninho do Café (PSL) protocolado pela vereadora Roseli Ribeiro Barretos (PSB). A vereadora embasou o pedido alegando a falta de respostas do Executivo Municipal a uma série de requerimentos e pedidos de informações encaminhados pela Casa. A equipe do prefeito Toninho do Café rebate que as respostas teriam sido encaminhadas aos canais competentes, incluindo o Portal da Transparência do município, e classifica o pedido como ‘sem fundamento’. De qualquer modo, o processo deve seguir seu trâmite no legislativo dentro do que prevê o regimento interno da casa. 

Disputa em Bom Sucesso

Ao contrário de outros municípios do Vale do Ivaí, ricos em pré-candidatos, a disputa para prefeitura de Bom Sucesso caminha para formação de duas chapas. Até agora anunciaram suas pré-candidaturas o atual vice-prefeito José Roberto da Silva, o Beia (Progressistas) e Rosana Ferreira Lopes, a Rosana do Ná (Republicanos). Beia tem como principal cabo eleitoral o atual prefeito Raimundinho Severiano (PSDB). Já Rosana, que é viúva do ex-prefeito Ná do Açougue, também tem uma rede de apoio na cidade. Ela disputou com Raimundinho e Chico Parra (Solidariedade)a eleição de 2020 e fez 45,20% dos votos. Até as convenções, entretanto, o quadro pode mudar e ficar mais disputado.

Transporte gratuito

A Prefeitura de Arapongas atendeu um pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e vai disponibilizar transporte gratuito para população nos dias de mutirão de atendimento da Justiça Eleitoral. Os mutirões serão realizados em dois finais de semana de maio, iniciando por este sábado (4) e domingo (5), sendo repetido no próximo final de semana. O objetivo é facilitar o acesso do eleitor que precisa regularizar sua situação eleitoral ou transferir o domicílio, além de garantir acesso dos jovens à confecção do primeiro título de eleitor. O transporte coletivo de Arapongas vai disponibilizar horários gratuitos em oito linhas.