COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Quatro na disputa em Mauá

Da Redação

| Edição de 13 de agosto de 2024 | Atualizado em 13 de agosto de 2024
Imagem descritiva da notícia Quatro na disputa em Mauá

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quatro nomes vão disputar a Prefeitura de Mauá da Serra. Entre os candidatos está a atual vice-prefeita Tânia Macedo (PSD), que tem como vice o vereador Rafael Miranda (MDB). Tânia conta com apoio do prefeito Hermes Wicthoff (PSD), que está no fim do seu segundo mandato. O segundo colocado no pleito de 2020, Givanildo Lopes, mais conhecido como Giva, (União), volta a concorrer, tendo como vice o também vereador Lei Machado (Podemos). O PT sai em dobradinha com o PDT, tendo o médico Dr Ediney a prefeito e Agileu Ventura como vice. Completa o quadro o empresário Sid do Gás (Cidadania), que tem como vice Regina Rocha, do mesmo partido. A disputa, que promete ser concorrida, terá menos candidatos que o pleito anterior, quando cinco candidatos disputaram a eleição municipal.

Em Brasília 

O candidato a prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD), deixou, por hora, o corpo a corpo com eleitores para uma rápida temporada em Brasília. Cita foi ao Distrito Federal a convite de lideranças ligadas a Arapongas. Ontem, por exemplo, Cita acompanhou os trabalhos da Frente Parlamentar da Agropecuária, que é presidida pelo deputado Pedro Lupion (PP), e também foi recebido pela senadora do Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP). O candidato foi a Brasília para ampliar contatos e ganhar apoiadores para sua campanha. Cita deve retornar para Arapongas hoje à noite. 

Cultura de inovação

Criada em 2018 para incentivar e criar uma cultura de inovação, a governança do Conecta Apucarana saiu na frente e hoje é referência. A criação da governança, que hoje agrega 22 entidades, foi elogiada pelo secretário de Ciência e Ensino Superior, Aldo Bona, que esteve ontem em Apucarana participando de um ciclo de palestras proposto pela governança. “Temos um grande desafio, que é conectar o setor produtivo acadêmico com o setor produtivo empresarial, e ambientes como o Conecta Apucarana são fundamentais para atingirmos este objetivo que, todos sabemos, leva tempo”, afirmou o secretário que anunciou mais de meio milhão para os hubs do município. 

Passando o chapéu

Dentro de um partido pequeno, o Mobiliza, e com pouca estrutura, o ex-governador Roberto Requião, vai ‘passar o chapéu’ para tentar viabilizar sua campanha eleitoral. Requião concorre à Prefeitura de Curitiba e seu nome é hoje seu trunfo maior. O ex-governador anunciou sua estratégia em rede social na noite de anteontem “Um partido pequeno, sem recursos, sem horário no rádio e na TV. Conto com a coerência de minha história, a lealdade absoluta ao povo e bem-sucedidas administrações, municipal e estadual. Vou recorrer a um pedido público de contribuições para viabilizar o custo mínimo de uma campanha”, escreveu o ex-governador.

Câmara inalterada

Projeção com base no Censo Demográfico de 2022 realizado pelo IBGE, levando-se em conta o número de habitantes computados no Estado, indica que o Paraná vai manter em 30 o número de deputados na Câmara Federal na eleição de 2026. O Supremo Tribunal Federal (STF) já determinou que o Congresso atualize até junho de 2025 o número de cadeiras que cada Estado poderá ter com base no Censo 2022. Pelas projeções, Rio de Janeiro deverá diminuir de 46 para 42 deputados, São Paulo vai manter os 70 atuais, Minas Gerais vai subir de 53 para 54, Santa Catarina vai aumentar de 16 para 20 e Rio Grande do Sul vai diminuir de 31 para 29 deputados.