O apresentador Ratinho (foto) vai estar hoje à tarde em Arapongas, para participar de uma carreata e um comício do candidato a prefeito Rafael Cita (PSD). Amigo pessoal do prefeito Sergio Onofre, apoiador de Cita, Ratinho deve percorrer as ruas da cidade em carro aberto em uma grande concentração de público, já que é uma personalidade da televisão muito querida na cidade e em todo País. É o contra-ataque da campanha de Cita à participação do ex-presidente Jair Bolsonaro na campanha de seu adversário Jair Milani (PL), que aconteceu na semana passada.
Desistindo da corrida
Desde início da campanha eleitoral, três candidatos a vereador em Apucarana já saíram da lista de concorrentes da Justiça Eleitoral, todos por pedido de desistência: Carol Scarpelini, do partido Solidariedade; o ex-vereador Vladimir da Silva (PV); e Greice Ferraz, da Federação Rede/PSOL. E há também quem está se defendendo de pedido de indeferimento do registro da candidatura feito pelo Ministério Público Eleitoral e aguarda julgamento. Para os candidatos que desistiram do processo, os partidos estão providenciando a substituição. É possível que até o final da campanha eleitoral outros concorrentes à Câmara de Vereadores desistam.
Faltando grana?
Por falar em campanha política em Apucarana, o que se observa é falta de grana para quase todos candidatos a prefeito da cidade e alguns deles ainda nem receberam toda cota do fundo partidário. O gasto com TV, combustível, redes sociais e propaganda impressa, se levado a rigor, ultrapassa e muito o limite imposto pelo Tribunal Superior Eleitoral, que em Apucarana não chega a R$ 380 mil, menos da metade do teto de Arapongas, por exemplo. O limite de Apucarana foi feito com base nos gastos da campanha de 2016.
Falta de tempo
A campanha do candidato a prefeito de Apucarana, vereador Rodrigo Lievore, popular Recife (MDB), vem enfrentando um problema adicional, além da suposta falta de grana: o pequeno espaço de tempo no rádio e principalmente na TV. O candidato dispõe de menos de um minuto e meio para apresentar suas propostas e ainda ceder espaço para o atual prefeito Junior da Femac (MDB), seu padrinho político, que gostaria de mostrar o que teria feito em seus seis anos de mandato como chefe do Executivo local. Os dois têm que se virar nos trinta...
Bolsonaro e Ratinho Jr
De acordo com pesquisas, o apoio que mais influencia o eleitor do Paraná é o do governador Ratinho Junior (PSD), muito superior ao do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Por outro lado, o apoio que teria pouca importância nesta eleição municipal é do presidente Lula (PT), tanto em Curitiba como no interior. Aliás, em Curitiba depois que o governador Ratinho Junior apareceu fazendo campanha para o candidato Eduardo Pimentel, atual vice-prefeito, a candidatura dele teria ganho novo impulso, segundo comentários na Capital.