O governador Ratinho Junior (PSD) é esperado na região, nesta quinta-feira, para inauguração do contorno rodoviário de Jandaia do Sul, construído na BR-376. Segundo convite divulgado pela prefeitura de Jandaia, o ato está previsto para as 16h30 na frente do parque de exposição da Sociedade Rural, na saída para Mandaguari. A obra foi executada sob a responsabilidade da concessionária Viapar, que administrava esse trecho de rodovia do antigo Anel de Integração. O contorno, que tem seu início na divisa de Jandaia do Sul com Cambira, segue até o trevo da BR-376 com a BR-369, em Mandaguari, numa extensão de 6 quilômetros. Sua construção foi possível após acordo judicial entre governo do Estado e Viapar. Vários prefeitos da região devem acompanhar a solenidade. O contorno está entre as obras remanescentes do Anel de Integração que ainda não haviam sido finalizadas.
Final feliz
O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União Brasil) está comemorando a finalização do contorno, obra que, segundo ele, irá trazer desenvolvimento para o município e também para toda a região. Ele lembra que a construção se tornou realidade após anos de luta. “Quando eu assumi o governo em 2021, uma das primeiras reuniões com o governador foi justamente para dar continuidade no contorno e não mudar esse projeto. Em setembro de 2021, nós lançamos a pedra fundamental”, disse. O prefeito lembra ainda problemas com a construtora, com quebra de contrato, e outros desafios. “Dava para escrever um livro dessa obra, mas será um livro com um final feliz”, completa.
13º na conta
A prefeitura de Jardim Alegre anunciou ontem o depósito da primeira parcela do décimo terceiro salário nas contas dos servidores municipais. O pagamento beneficiou todo o quadro de funcionários do poder público municipal, incluindo ativos, aposentados e pensionistas, totalizando 468 pessoas. De acordo com o Departamento de Recursos Humanos, foram transferidos R$ 831.491,93 para concluir os pagamentos. A antecipação do pagamento do 13º é uma estratégia que muitas prefeituras adotam tanto para reduzir o impacto nas contas do fim do ano quanto para injetar recursos na economia dos municípios.
Terceirização aprovada
O Conselho Municipal de Saúde aprovou na noite desta segunda-feira (10) a terceirização do Hospital de Apucarana (H.A). A reunião aconteceu na Sala das Cerejeiras, no Cine Teatro Fênix. O substitutivo ao Projeto de Lei n.º 044/2024, que autoriza o município a celebrar contrato de Concessão de Uso da unidade hospitalar, já havia sido aprovado pela Câmara de Vereadores. A aprovação no conselho era prevista no texto legal. A terceirização do hospital nos moldes da lei recebeu 12 votos favoráveis dos conselheiros e duas abstenções. Segundo a Prefeitura, as obras do hospital já atingiram 70% do previsto no projeto e devem ser finalizadas ainda neste ano.
Sepultamento de animais
Um projeto de lei apresentado na Câmara de Apucarana nesta semana propõe a permissão de sepultamento de animais domésticos nos jazigos dos cemitérios públicos de Apucarana. A matéria, lida no plenário na sessão da última segunda-feira (06), já vem dando o que falar nas redes sociais. Segundo o autor da proposta, o presidente da Casa, Luciano Molina (Agir), além da questão afetiva envolvendo os animais de estimação, que estão cada vez mais presentes na vida das famílias, a lei tem um cunho social, tendo em vista as altas taxas cobradas em cemitérios e crematórios de animais, serviço que só existe na rede privada. O projeto segue para análise das comissões.