O governador Ratinho Junior apresentou nesta sexta-feira (25) os avanços alcançados pelo Paraná no Rio de Janeiro. Ele participou do painel “A experiência do Paraná em inovação e melhoria do ambiente de negócios”, um encontro com lideranças empresariais e gestores públicos na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), na capital fluminense. No discurso ao empresariado, o governador reforçou a importância da paz política. “O que nós fizemos no Paraná foi levar paz política, dar condições para quem quer empreender e não incomodar o setor produtivo”, explicou o governador. O recado, ao que parece, agradou muito. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que é aliado do presidente Lula (PT), elogiou o governador do Paraná e afirmou que o País estaria “muito melhor” se Ratinho fosse presidente.
Lição de 2024
As eleições proporcionais de 2024 deixam uma dura lição para as lideranças partidárias: é preciso urgentemente ampliar a participação feminina em suas bases. Até agora, segundo balanço do Tribunal Regional Eleitoral, Câmaras de 13 municípios do Paraná já tiveram suas legislaturas alteradas em virtude de ações de investigação eleitoral por fraude à cota de gênero. E não se pode nem dizer que os resultados não eram esperados. A Justiça Eleitoral avisou reiteradamente no período pré-eleitoral que iria fiscalizar com rigor as candidaturas femininas e deu no que deu. Sem abrir as portas para participação efetiva das mulheres nos partidos, sempre vai faltar candidata para fechar chapas.
Amuvi discute habitação
A Amuvi - Associação de Municípios do Vale do Ivaí promoveu nesta sexta-feira (25) em Apucarana um encontro técnico com representantes da regional da Cohapar- Companhia de Habitação do Paraná para discutir algumas modalidades do Programa Casa Fácil Paraná. Segundo o presidente da entidade, o prefeito de Godoy Moreira, Primis Oliveira (PSD), a reunião técnica visava tirar dúvidas das equipes das prefeituras. “A união entre os municípios e o Governo do Estado é fundamental para fortalecer as políticas habitacionais”, comentou o prefeito que esteve acompanhado no encontro pelos prefeitos de Jandaia do Sul, Ditão Pupio (MDB); Mauá da Serra, Giva Lopes (União) e Cruzmaltina, Maurício Bueno (PSDB).
Eleições do PT
Filiados ao PT de 275 cidades do Estado vão às urnas neste domingo para eleição da executiva estadual do partido. O Paraná é um dos cinco estados onde o partido realiza segundo turno para escolher seus presidentes estaduais. Em Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Campo Largo também haverá pleito para escolha dos diretórios municipais. O PT promove eleições diretas em todos os níveis de liderança. O atual presidente da legenda, deputado Arilson Chiorato disputa reeleição com o deputado Zeca Dirceu. No primeiro turno, Zeca fez mais votos. No entanto, Arilson tem o apoio dos dois ex-adversários do primeiro turno: o deputado Tadeu Veneri e o sindicalista Hermes Leão. A disputa promete.
Saúde animal
Há algum tempo, a saúde e bem estar animal deixou de ser uma uma discussão privada para se tornar uma política pública, tanto por cobrança da população quanto por iniciativa dos gestores. Em São João do Ivaí, o prefeito Fabio Hidek (União) deu início a construção do Canil Municipal, uma demanda de tempos. “Nossa intenção é dar uma morada e um tratamento digno para os animais, oferecendo cuidado para que eles possam ser adotados com responsabilidade”, afirma o prefeito, que destaca a iniciativa pioneira da Amuvi - Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, com a implantação do castramóvel, um marco no compromisso dos gestores com a saúde animal.