O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSD), ao lado do seu secretário de Governo, Rafael Cita, reuniu lideranças e a imprensa local nesta sexta-feira (7) para um almoço festivo. O encontro é realizado todos os anos pelo prefeito em comemoração ao Dia Nacional de Liberdade de Imprensa, 7 de junho. Como se sabe, o prefeito Sergio Onofre é comunicador por formação. Foi radialista, apresentador de TV e levou a experiência de falar com o público para sua gestão. Entre os prefeitos da região, é um dos mais ativos nas redes sociais, onde se posiciona, seja respondendo críticas ou esclarecendo polêmicas, em videos em que fala com a população de forma direta e sem meias palavras. Até por ter atuado por muitos anos na área, Onofre mantém um bom relacionamento com a imprensa.
Cartas na mesa
A agenda de Beto Preto (PSD) no seu retorno à Apucarana após seu desligamento da Secretaria de Estado da Saúde foi bastante movimentada nesta sexta-feira (7). Acompanhado do vice-prefeito Paulo Vital, Beto concedeu uma série de entrevistas para diferentes órgãos de imprensa do município onde, por assim dizer, colocou cartas na mesa. Desvinculado do governo, Beto se posicionou de forma que certamente não faria enquanto secretário de Estado. Nesta sexta-feira falou sem a impessoalidade que o cargo anterior lhe exigia, falou como apucaranense com um objetivo.
Agenda cheia
O escritório do deputado Arilson Chiorato (PT) em Apucarana esteve movimentado nesta semana. O deputado aproveita o tempo na cidade para receber lideranças e tratar da pré-campanha. Só na última quinta-feira, cumpriram agenda com o deputado na Rua Erasto Gaertner dois pré-candidatos a prefeito - Luciano Machado, de Umuarama e Renato Klhen, de Nova Tebas, e cinco postulantes ao legislativo de Apucarana, Califórnia e Apucarana. Nos encontros, Chiorato ouve demandas e tem um feedback da atuação do partido em diferentes colégios eleitorais. Segundo o deputado, que é presidente do PT no Paraná, as conversas sobre o ano eleitoral são importantes para direcionar a atuação dos pré-candidatos no pleito.
Expansão da GCM
A aprovação do projeto de lei que institui a corregedoria e a ouvidoria da Guarda Civil Municipal (GCM) de Apucarana, além de criar o marco legal para armar os agentes, comprova o amadurecimento do projeto de expansão da corporação que vem sendo orquestrado pelo prefeito Junior da Femac (MDB), que investiu em veículos e equipamentos e determinou aumento do efetivo, uma demanda de muitos anos. Um processo, como frisa o prefeito, levado de maneira transparente e democrática. “Debatemos o assunto com a sociedade, que aprovou a guarda armada em reunião dirigida pelo Conseg e que contou com a presença de representantes de diversas entidades, como Acia, Sivana, comandos do 10º BPM e do 30º Bimec”, lembra.
Baixas no Iguaçu
As eleições municipais de 6 de outubro têm provocado baixas no secretariado do governador Ratinho Junior (PSD), todos eles deixando seus cargos de olho na disputa eleitoral. Beto Preto (PSD) deixou a Secretaria da Saúde para reassumir sua cadeira na Câmara Federal, porém focado no pleito eleitoral de Apucarana. Também saiu do governo Marcelo Rangel (PSD), que comandava a Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital. Ele reassumiu seu mandato na Assembleia Legislativa e deverá disputar a Prefeitura de Ponta Grossa. Eduardo Pimentel, que era secretário de Cidades, deixou o cargo ainda em maio para disputar a Prefeitura de Curitiba.