A Câmara Municipal de Cambira aprovou, na noite de anteontem, as contas do exercício financeiro de 2023 do ex-prefeito Emerson Toledo (MDB). Com essa aprovação, Toledo soma sete contas aprovadas durante seus oito anos de mandato. “Me orgulho muito principalmente da nossa equipe de gestão, que ajudou, trabalhou e fez da melhor forma possível. Sempre com transparência, com responsabilidade, aplicando devidamente o recurso público para que ele chegasse a todos os cambirenses”, comentou. O ex-prefeito, atualmente secretário de Indústria e Comércio e Assuntos Estratégicos de Apucarana, já tem parecer prévio favorável do TCE-PR - Tribunal de Contas do Estado do Paraná, sem ressalvas, referente ao exercício de 2024, seu último ano de mandato.
Artes marciais
O presidente da Câmara de Vereadores, Danylo Acioli está levantando a bandeira da do Centro de Artes Marciais de Apucarana (CAMA) no município.Segundo Acioli, o projeto foi originado em sua campanha e visa corrigir uma distorção atual: a falta de um espaço dedicado exclusivamente aos praticantes da modalidade, apesar do município abrigar vários atletas de destaque nacional e até internacional. O presidente da Câmara criticou o fato de atletas locais precisarem utilizar locais improvisados, como quadras de esportes, para suas atividades. “Nós temos vários diamantes que podem ser lapidados na nossa cidade, mas não faz sentido que essas pessoas precisem, para treinar, usar uma quadra de esportes.”
Atestados demais
O vereador Lucas Leugi (PSD) protocolou ontem na Câmara de Apucarana o Projeto de Lei 155/2025, que institui o Programa “Atestado Consciente”. Com foco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e outros serviços da rede pública, a proposta pretende estimular o uso responsável dos atestados médicos. O vereador, que já ocupou a direção da 16ª Regional de Saúde, afirma que há uma “crescente demanda por atestados médicos, muitas vezes sem respaldo clínico que justifique o afastamento”. “Essa prática, além de sobrecarregar os serviços de urgência e emergência, desvia a finalidade do atendimento médico, que deve priorizar os casos realmente urgentes”, pontua o vereador, afirmando que outras cidades já disciplinaram o assunto.
Corredor logístico
O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil (PSD), comemorou ontem a publicação do resultado da licitação das obras de restauração e ampliação da PRC-466. O trecho entre Manoel Ribas e Lidianópolis vai receber mais de meio bilhão em investimentos. “É uma das obras mais aguardadas da história da região. A restauração e a duplicação da PRC-466 vão transformar o acesso ao Vale do Ivaí, trazendo mais segurança, desenvolvimento e oportunidades. É um investimento que vai impulsionar a economia regional e consolidar Ivaiporã como polo logístico e de integração do Paraná”, afirmou o prefeito, que defende, desde seu primeiro mandato, a importância logística da PRC-466.
Kits polêmicos
O prefeito de Rosário do Ivaí, Cézar do Anísio (PSD) saiu ontem em defesa do vereadores de sua base, que vêm sendo criticados por não colocarem em pauta um projeto da área de saúde que institui um kit de alimentação destinado a pacientes que são atendidos fora da cidade. Em video em suas redes sociais, o prefeito afirmou que o PL tem vício de inconstitucionalidade e problemas técnicos. “Esse projeto prevê o fornecimento dos kits fala para pessoas em vulnerabilidade. Não podemos fazer isso porque o SUS é universal, não podemos segregar pacientes”, diz o prefeito que destaca, ainda, que o projeto inclui no kit alimentos que não são indicados para pacientes de determinadas enfermidades.