COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Trabalho e planejamento na saúde

Da Redação

| Edição de 21 de novembro de 2025 | Atualizado em 21 de novembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Paraná tem cerca de 2,2 mil UBS Unidades básicas de saúde distribuídas nos 399 municípios. Deste total, 400 foram construídas nos últimos 7 anos, período em que outras 600 foram reformadas. O balanço foi apresentado pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, durante participação no podcast Falando de Gestão. “Isso significa que o governo Ratinho Junior colocou a mão diretamente em metade de toda a atenção primária do Estado”, comenta Beto. Segundo o secretário, não há mágica por trás dos números, mas uma boa dose de planejamento, além, claro, de vontade de fazer. Uma das estratégias que o governo adotou foi resolver para as prefeituras – que são responsáveis pelas UBS – a dificuldade técnica de elaborar projetos. “Como entendíamos que esse era um processo que demorava muito, desenvolvemos um projeto padrão que é adotado em todo o Estado”, diz.

Sessão Itinerante I

A Câmara de Vereadores de Apucarana se reúne nesta segunda-feira (24) em mais uma sessão itinerante, desta feita no auditório da Acia (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana), com participação de dirigentes da entidade e empresários da cidade. A ideia é abrir um canal direto entre a comunidade e os vereadores. A descentralização do Legislativo, é uma marca da atual legislatura da Câmara na presidência de Danylo Acioli (MDB). Além de intensificar as sessões itinerantes, a Câmara avançou em uma série de programas voltados à comunidade, como a Escola do Legislativo, o Espaço do Café, além da consolidação da Procuradoria da Mulher e a criação de novas procuradorias.

Sessão Itinerante II

Na sessão da próxima segunda-feira, cinco projetos de lei estão na pauta de votação. Um dos destaques é o PL 148, do vereador Moisés Tavares (PP), que proíbe a realização de serviços programados que afetem a distribuição ou o fornecimento de água aos finais de semana e feriados, além de estabelecer regras para comunicação prévia em relação à execução de obras. Segundo justifica o vereador, finais de semana e feriados são períodos em que a população se encontra mais dependente do abastecimento domiciliar e em que há maior dificuldade para obter informações. A questão do abastecimento de água e também de energia é um assunto constante na Câmara.

Caso Renato Freitas

Até a manhã desta sexta-feira (21), cinco representações contra o deputado estadual Renato Freitas (PT) – filmado em uma troca de socos com um homem no centro de Curitiba na última quarta-feira (19) – haviam sido protocoladas na Assembleia. A informação foi divulgada pelo presidente do Legislativo, Alexandre Curi (PSD). Segundo o deputado, que promete celeridade no processo, todos os pedidos começam a tramitar na segunda-feira junto ao Conselho de Ética. O caso, inclusive, será tratado dentro do novo Código de Ética da Casa, aprovado recentemente. Nesta sexta-feira (21) surgiram novos vídeos, que mostram o início da discussão. A versão de Freitas é que ele agiu em legítima defesa.

TCE avalia riscos climáticos

Até o início de dezembro, o TCE - Tribunal de Contas do Estado - terá um diagnóstico completo a respeito de qual é o grau de preparo dos municípios paranaenses para enfrentar desastres climáticos. A ação integra o eixo sobre gestão ambiental do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (Progov) do TCE-PR, que foi apresentado nesta semana na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP). Entre os dados que o TCE-PR espera obter das prefeituras, estão informações relativas à existência ou não de um inventário de riscos, integração entre políticas públicas, legislação ambiental, existência de metas e ações de mitigação e adaptação, entre outras.