COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

TRE-PR repudia violência na política

Da Redação

| Edição de 11 de julho de 2022 | Atualizado em 11 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia TRE-PR repudia violência na política

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

TRE-PR repudia violência na política

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura (foto), emitiu nota ontem repudiando ato ocorrido no final de semana em Foz do Iguaçu, que culminou na morte do petista Marcelo Arruda. “A Justiça Eleitoral do Paraná reafirma sua posição em defesa do diálogo, da boa, civilizada e tolerante convivência entre as pessoas”, afirma. Segundo ele, “a violência nunca foi, não é, e nunca será o melhor caminho para a resolução de conflitos de quaisquer naturezas”. Moura lembra que o ministro Alexandre de Moraes, que assumirá a presidência do Tribunal Superior Eleitoral em agosto afirmou que “a intolerância, a violência e o ódio são inimigos da democracia e do desenvolvimento do Brasil”.

“Capital do Esporte” 
O prefeito Junior da Femac (PSD) está eufórico com mais uma competição de âmbito estadual, que Apucarana irá sediar a partir deste sábado, dia 16. Trata-se dos Jogos Universitários do Paraná (JUP´s), na sua 61ª edição. A competição reunirá em torno de 2.500 atletas e dirigentes e serão utilizadas 14 praças esportivas da cidade. “Na abertura, prevista para sábado, às 19 horas, no Lagoão, o público poderá assistir um festival de enterradas e acrobacias do grupo Ginasloucos”, informa o prefeito, reforçando o convite aos apucaranenses para prestigiarem o evento. “A cidade estará mais movimentada até o dia 21 de julho, com atletas e dirigentes de todo o Paraná”, acrescenta Junior da Femac.
Julgamento adiado
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) adiou para o dia 25 de julho o julgamento do recurso do vereador apucaranense Mauro Bertoli (União Brasil), que teve seu mandato cassado em primeira instância. O julgamento já estava ocorrendo na sessão de ontem, porém foi suspenso após leitura do voto do relator. O desembargador Fernando Bodziak entendeu que o processo precisa ser melhor analisado e pediu vista, o que foi aceito pela Corte. Bertoli teve o mandato cassado em setembro do ano passado pela juíza eleitoral Márcia Pugliese Yokomizo por suposta captação ilícita de sufrágio nas eleições de 2020, conforme ação impetrada pelo Ministério Público Eleitoral. 
Curso para vereadoras
A partir desta terça-feira, as vereadoras paranaenses têm um encontro marcado com a Escola do Legislativo e a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná. É o 1º evento de Aperfeiçoamento para Vereadoras Paranaenses, que será realizado no Auditório Legislativo da Assembleia até a quinta-feira. De acordo com a coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher, Alessandra Abraão, durante a realização do 3º Encontro das Procuradorias da Mulher do Estado do Paraná foi aplicado um questionário para vereadoras e procuradoras sobre os assuntos mais relevantes e de interesse delas. A partir deste questionário foi organizado este evento. 
Bolo modelo “revólver”
Em sua comemoração de aniversário, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ganhou no último domingo um bolo moldado em formato de revólver. Na embalagem estava escrito “Eduardo Bolsonaro, feliz 38”, fazendo alusão tanto à idade do parlamentar quanto ao calibre comumente utilizado em armas de fogo de uso particular. O bolo veio acompanhado de cartuchos decorativos de munição. A foto do bolo foi divulgada nas redes sociais pela esposa do deputado, Heloísa Bolsonaro. A defesa da implementação do armamento civil e da flexibilização do acesso a armas de fogo é uma das principais pautas legislativas tanto sua quanto de seu irmão, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).