COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

TRE reverte cassações em Mauá da Serra

Da Redação

| Edição de 03 de novembro de 2025 | Atualizado em 03 de novembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O TRE - Tribunal Regional Eleitoral acatou ontem recursos interpostos pelo Partido Progressista (PP) e Partido Social Democrata (PSD) revertendo decisão de primeira instância que havia cassado as duas chapas das siglas nas eleições proporcionais de 2024 em Mauá da Serra. A decisão garante o mandato de quatro vereadores da Casa: Luciano Faísca (PP), Nelson Granada (PP), Leonardo Belinatti (PSD) e Edinho da SL (PSD). Os quatro tiveram mandato cassado por decisão da 76ª Zona Eleitoral de Marilândia do Sul em processo de fraude à cota de gênero. O TRE entendeu que não houve comprovação de fraude. Vale lembrar que a Câmara de Mauá da Serra já teve três vereadores substituídos por fraude à cota de gênero em processo que gerou a cassação de parlamentares do PL e União Brasil.

Podia ser em Apucarana

A Unespar - Universidade Estadual do Paraná publicou nesta semana edital de licitação para construção da sede da reitoria, em Paranavaí. Uma obra que poderia ser em Apucarana. A universidade, composta pela fusão de sete instituições estaduais, teve seu estatuto aprovado e a sede da reitoria definida pelo então governador Orlando Pessuti em 2010. Ora, o mesmo Pessuti, quando deputado, tentou emplacar lei para criar a Universidade Estadual de Apucarana na antiga Fecea. Infelizmente, quando governador, não lembrou do projeto. Nos últimos anos, a única grande conquista do campus apucaranense foi o curso de Direito, instalado graças a articulação do secretário Beto Preto.

Lucas derruba secretário

Empossado há menos de um mês na Câmara de Apucarana para seu terceiro mandato, o vereador Lucas Leugi (PSD) já mostrou a que veio. Em algumas semanas ele denunciou uma investigação de suposto episódio de assédio no primeiro escalão da Prefeitura, nomeou o secretário alvo da denúncia, foi censurado judicialmente, reverteu a decisão e, por fim, conseguiu derrubar o secretário João Carmo da Fonseca, que pediu ontem exoneração após a sua permanência na Prefeitura se tornar insustentável. Era a exoneração ou convocação para prestar esclarecimentos na Câmara, em sessão transmitida ao vivo. Agora, o vereador Lucas Leugi tem outro alvo, a República de Maringá.

CRAS para Sabáudia

O prefeito de Sabáudia, Hugo Manueira (PSD), assinou na última sexta-feira a escritura do terreno onde será construído o novo CRAS - Centro de Referência de Assistência Social do município. A aquisição da área, comprada com recursos próprios a um investimento de R$ 350 mil, era uma das condições para viabilização da obra junto ao Governo do Estado. A nova unidade terá um investimento de R$ 1 milhão via Secretaria de Desenvolvimento Social e Família do Paraná (SEDEF). Na assinatura do documento, o prefeito Hugo fez questão de agradecer à Câmara de Vereadores pela agilidade no trâmite do processo. O prefeito, diga-se de passagem, tem um bom relacionamento com a Casa de Leis.

Cidadão honorário

O médico e professor universitário Tercílio Turini (MDB) recebeu na sexta-feira (31) o título de Cidadão Honorário de Jardim Alegre. A honraria foi proposta pelo presidente da Câmara Municipal, Beto Rohling (União Brasil), e aprovada por unanimidade pelos vereadores. Turini exerce o quarto mandato como deputado estadual e atualmente preside a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. O parlamentar é reconhecido pelo trabalho em defesa da saúde pública e pelo apoio a hospitais, unidades de atendimento e projetos que fortalecem o desenvolvimento de Jardim Alegre e da região. O prefeito Moises Santos (PSD) e o presidente da Câmara, Beto Rohling acompanharam a honraria.