COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Três secretários na reunião da Amuvi

Da Redação

| Edição de 13 de maio de 2025 | Atualizado em 13 de maio de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A próxima reunião de prefeitos da Amuvi - Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, marcada para a manhã da sexta-feira em Apucarana deve ser das mais concorridas. Nada menos que três secretários de Estado do governo Ratinho Junior (PSD) confirmaram presença. Além do titular da pasta de Família e Desenvolvimento, Rogério Carboni, já citado nesta coluna, a Amuvi confirmou ontem a participação do secretário de Cidades, Guto Silva e do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. O sub-chefe da Casa Civil, Lucio Mauro Tasso também participa da reunião que deve se estender por quase toda manhã. Os prefeitos do Vale poderão tirar dúvidas com os secretários presentes e também averiguar projetos de interesse. O encontro será realizado na sala de reuniões da Praça Rui Barbosa.

Em busca de recursos

Vários prefeitos do Vale do Ivaí acompanharam ontem na capital do estado os anúncios de programas de habitação do governador Ratinho Junior (PSD). O prefeito de Jardim Alegre, Moisés Santos (PSD), por exemplo, revelou, ao lado do secretário do Trabalho, Do Carmo (União), a viabilização de 30 unidades habitacionais para o município, um investimento estimado de R$ 5 milhões. Quem também esteve na capital foi o prefeito de Mauá da Serra, Giva Lopes (União), que garantiu a construção de dez moradias para famílias em situação de vulnerabilidade em uma nova modalidade anunciada pelo governo. Ambos voltaram satisfeitos para casa.

Washington prestigia edis

Outro gestor do Vale do Ivaí que esteve ontem em Curitiba foi o prefeito de Kaloré, Washington Luiz (PSD). Além de acompanhar de perto os anúncios na área de habitação - o prefeito tem interesse em reduzir o déficit habitacional - Washington também aproveitou a passagem pelo Centro Cívico para tratar de outras demandas. Ele esteve acompanhado do vice Décio Bochio (MDB), do presidente da Câmara Junior Sanches (MDB) e da vereadora Josete Cardoso (MDB). Trabalham em parceria, aliás, é uma prática do prefeito. “Sempre que venho à Curitiba trago comigo nossos vereadores, para que acompanhem de perto nossas tratativas e colaborem com as conquistas”, comenta.

Na bronca com a Copel

Os vereadores de Apucarana estão bronca com a falta d’ água. Na sessão de anteontem, o vereador Adan Lenharo (DC) apresentou pedido de informações a Copel sobre a reiterada falta de energia que afeta o fornecimento de água em diversos bairros de forma recorrente, uma vez que paralisa o sistema de captação. O requerimento será votado na próxima reunião ordinária da Casa. “Queremos que a Copel nos responda dizendo qual é o motivo, porque está recorrente esse problema. Claro que uma exceção ou outra é compreensível, mas três, quatro, cinco vezes acontecendo não é”, diz. Vale lembrar que, na mesma sessão, os vereadores votaram PL de Danylo Acioli (MDB) determina que o desabastecimento seja descontado na fatura de água.

Anibelli no Palácio

Prefeitos e vice-prefeitos do MDB participaram ontem, em Curitiba, de um encontro com o secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega. A reunião de trabalho, para viabilizar projetos dos gestores da sigla, contou com presença do vice-governador Darci Piana (PSD) e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), sendo organizada pelo presidente do MDB no Paraná, deputado Anibelli Neto. Segundo o deputado, o caráter municipalista do governo facilita a atuação pela comunidade. “Estou no meu quarto mandato e posso dizer, sem sombra de dúvidas, que esse é o melhor momento em termos de parceria entre o governo do Estado e a Assembleia Legislativa”, comentou.