Com quase tudo definido na corrida pela Prefeitura de Apucarana, a pergunta que ainda se fazia na noite de ontem era quem vai compor a chapa do vereador Rodrigo Recife (MDB). A definição do vice emperrou ontem o grupo político do prefeito Junior da Femac (MDB) que se fechou em uma longa reunião e não tinha encontrado um nome até as 22 horas, segundo o próprio prefeito afirmou a esta coluna. Nos bastidores, os nomes mais citados nos últimos dias eram do ex-vereador Gentil de Freitas, da vereadora Jossuela Pirelli (Solidariedade) e do ex-diretor da Secretaria de Indústria e Comércio, Adan Lenharo (DC). Sondado e com boas relações na cidade, o empresário Luís Bertoli teria sido descartado o que gerou um mal estar na campanha.
Beto em campanha
Fora da corrida pela Prefeitura de Apucarana, o deputado federal Beto Preto (PSD) está intensificando atuação nas campanhas de interesse do seu grupo político. Só no Vale do Ivaí, Beto participou nos últimos dias da convenção de Walmir Peres (PSD), em Marilândia do Sul, e do ex-prefeito Fábio Hidek Miura (União), que tenta voltar à prefeitura de São João do Ivaí. Beto também garantiu em Faxinal apoio ao ex-prefeito Adilson Silva Lino (PL), outro que tenta retorno. Durante a campanha, é esperado que Beto atue em várias outras praças. Como secretário de Saúde, Beto percorreu todo o estado e conhece a realidade dos municípios.
Pessuti na região
O ex-governador Orlando Pessuti, que é secretário geral do MDB do Paraná, também percorreu vários municípios do Vale do Ivaí, no último final de semana, acompanhando as convenções partidárias e levando estímulo para os candidatos a prefeito e a vereador do seu partido. Ele fez questão, por exemplo, de participar da convenção que homologou a candidatura de Rodrigo Recife (MDB) a prefeito de Apucarana na última sexta-feira. Ele lembrou que nasceu em Califórnia, quando a localidade ainda pertencia a Apucarana, portanto é apucaranense nato. Com 71 anos de idade, Pessuti foi deputado estadual por cinco mandatos, vice-governador duas vezes e governador.
Camilla fora
Como já era esperado, a professora Camilla Bolonhezi (PSB) anunciou ontem que não vai disputar as eleições municipais. Em comunicado, ela agradeceu o apoio recebido, mas afirmou que esse não é o momento ideal. Camilla anunciou em maio pré-candidatura à prefeita, mas nas últimas semanas vinha sendo sondada para ser vice na chapa composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pelo Partido Verde (PV), com a professora Jane Reis como candidata a prefeita. Camilla também descartou essa composição. “Em virtude dos últimos acontecimentos e alianças formadas nas mais variadas esferas da política, eu e meu grupo consideramos que não é o momento ideal para que eu estivesse efetivamente como candidata”, afirmou Camilla.
Lauro Junior confirmado
O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União) teve sua candidatura à reeleição confirmada em convenção suprapartidária neste domingo, junto com PSD e Republicanos. Na ocasião, Lauro anunciou Rosângela Vilar Moretti, como sua vice. Rosângela, também filiada ao União Brasil, é farmacêutica e empresária do agronegócio e cachaça. Segundo o prefeito, a escolha do nome da vice traz a força e a sensibilidade da mulher para sua composição. A convenção também confirmou duas chapas de candidatos ao legislativo. A eleição de Jandaia do Sul será uma das mais disputadas. Até ontem a tarde, menos seis candidaturas tinham passado por convenção.