Deputado federal
O deputado federal Beto Preto foi eleito com 206.898 votos. Em Apucarana, foram 38 mil votos dados a Beto. Eleito, ele teve que se licenciar para assumir um convite de Ratinho Jr. para continuar no cargo de secretário de Saúde. Beto se afastou , mas deixou sua equipe de gabinete e continuou mandando nas emendas parlamentares. Agora, Beto Preto deixou a secretaria e assumiu sua cadeira de deputado federal. Beto passa a cuidar dos municípios do Paraná em Brasília e olhar mais de perto na política de Apucarana.
Pulando a cerca
Essa eleição de Apucarana deve bater recorde de candidatos pulando a cerca de seus partidos para apoiar candidatos a prefeito de outras siglas. O grupo da prefeitura já começou a perder, com vários candidatos pulando para o PT e partidos aliados. Com a entrada de Beto Preto na disputa, muitos inquilinos da máquina administrativa devem acompanhar Beto na eleição. Já candidatos a vereador da candidatura de Rodolfo Mota estão sendo bajulados pela máquina. Como diz o ditado: “trair e coçar, é só começar”.
À venda
Quanto vai custar cada voto para vereador em Apucarana? Especialistas dizem que pode custar cerca de R$ 100 por voto. Uma eleição de 1.500 votos vai custar cerca R$ 150 mil. Os cabos eleitorais estão espalhados pelos quatro cantos à espera de ofertas boas. Cuidado: Você pode não ser o único comprador do mesmo cabo eleitoral.
Força das mulheres
As duas candidatas a prefeita em Apucarana, Jane Reis (PT) e Camila Bolonhezi (PSB), estão mostrando muita organização e entusiasmo com a campanha. Com 52% do eleitorado feminino, elas buscam os votos masculinos também e preparam planos de governo bem elaborados.
Pesquisas
Os partidos que estavam monitorando a eleição de Apucarana com pesquisas, com entrada de Beto Preto na disputa, rasgaram todas as avaliações anteriores e agora começam um nova rodada de pesquisas com cinco nomes na disputa: Beto Preto, Jane Reis, Recife, Rodolfo Mota e Camila Bolonhezi. As primeiras sondagens têm tirado o sono dos candidatos. Segue o Baile.