19 vereadores
Pelo orçamento da Câmara, caso seja aprovado o aumento para 19 vereadores, o custo dos 8 novos parlamentares serão trocados por demissões de funcionários e corte de FG. A Câmara está inchada de funcionários, são muitos cargos de comissões e FGs distribuídas entre os funcionários.
Moral da história
Caso passe para 19 vereadores, as chances de vitória dos atuais vereadores duplicam, a Câmara dispensa funcionários em cargos de confiança e corta FG - função gratificada - dos servidores fixos de até 100% e continua gastando dentro da lei: 70% com salários.
Lobby
O problema é esse. A pressão dos funcionários será imensa. Primeiro que os servidores concursados não vão querer abrir mão das FG que, em alguns casos, dobram os salários e os cargos de confiança perderão seus empregos.
Político da Copa
O pré-candidato Rodolfo Mota gravou vídeo depois de quase um ano sumido e descansando, dizendo que Apucarana perdeu recursos do governo federal do projeto Escola Segura por falta de projeto. Qual foi o projeto ou recursos que ele como político trouxe para Apucarana? Foi a seleção fazer seu primeiro jogo na Copa para que o político conhecido como Copa do Mundo aparecer.
Solução
Para resolver o problema dos 19 vereadores é simples. Basta que os 19 novos vereadores aceitem não ter salários. Ou seja, trabalhar por amor a Apucarana. Sem salários, seria difícil arrumar 19 candidatos a vereador para assumir as 8 novas vagas que eles querem criar.