CURISCO NA POLÍTICA

min de leitura - #

Saiu

Da Redação

| Edição de 05 de junho de 2024 | Atualizado em 05 de junho de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Saiu

Como essa coluna bancou ontem, Beto Preto deixou a Secretaria de Saúde do Paraná e volta a ser deputado federal e, portanto, pode ser candidato a prefeito. Como essa possível candidatura de Beto, a eleição, que até agora tinha apenas um pré-candidato oficial nas pesquisas, muda de cara. Candidato que estava na moita, quietinho, vendo o tempo passar, vai ter que disputar, não vai ter mais W.O. Segue o baile.

Cacifado

Beto Preto pode disputar a eleição de Apucarana como candidato a prefeito, um adversário duro de ser batido. Ele venceu as eleições de 2012 derrotando o grupo de Pegorer com 12 anos de poder. Em 2016, fez 90% dos votos válidos e foi reeleito. Em 2022, disputou para deputado federal e fez 206 mil votos.

Adversários

Jane Reis, do PT, e Camila Bolonhezi, do PSB, disputam suas primeiras eleições. Recife (MDB) disputou uma para vereador e venceu, já Rodolfo Mota, do União Brasil, disputou cinco eleições e perdeu quatro.

Júnior no ar

O prefeito Júnior da Femac viajou para Curitiba na terça para participar de um fórum de educação e fechar contratos com equipes para trabalharem na campanha do seu candidato Recife. Júnior está otimista e diz que vai fazer seu sucessor. O vice de Recife pode ser Adan Lenharo ou Carolina Scarpelini.

Confiança

Segundo pesquisas, as mulheres são mais exigentes com experiências anteriores com cargos públicos dos que os homens. Sessenta e cinco porcento das mulheres que participaram da pesquisa não votariam em quem não tivesse experiência anterior na política, entre os homens, 56% não votam em quem não tem experiência. Dados são da pesquisa “Mulheres na Cidade”, do W. Lab com Instituto Locomotiva, feita em 137 municípios no mês de março.