DIREITO & JUSTIÇA

min de leitura - #

Dia Internacional da Síndrome de Down

Da Redação

| Edição de 25 de março de 2022 | Atualizado em 25 de março de 2022
Imagem descritiva da notícia Dia Internacional da Síndrome de Down

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Na última segunda-feira, dia 21 de março, foi celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, o qual foi criado para celebrar a vida das pessoas com síndrome de Down e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todos.

Esse dia foi escolhido porque se refere à singularidade das 3 cópias (representando o terceiro mês do ano) do cromossomo 21 (representando o dia), que causa essa ocorrência genética.

Essa data está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas e neste ano de 2022 também passou a fazer parte, oficialmente, do calendário de nosso país, com a entrada em vigor da Lei Federal n. 14.306/2022, que instituiu o Dia Nacional da Síndrome de Down a ser celebrado anualmente nesse mesmo dia 21 de março.

De acordo com essa nova lei, os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação de políticas públicas voltadas à pessoa com Down ficam incumbidos de promover e divulgar eventos que valorizem a pessoa com a síndrome na sociedade.

E em referência a essa data, vamos elencar alguns dos principais direitos dos portadores de Síndrome de Down.

Inicialmente podemos destacar o Benefício de Prestação Continuada que assegura o pagamento de 1 (um) salário mínimo à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Para receber esse benefício é necessário comprovar que não possui meios de garantir o próprio sustento e nem tê-lo provido por sua família. A renda mensal familiar per capita a ser avaliada para concessão desse benefício deve ser inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente (Lei nº 8.742/1993).

No âmbito educacional, é proibida a cobrança de taxa de reserva, sobretaxa ou quaisquer valores adicionais para matrícula, renovação ou mensalidade de estudantes com Síndrome de Down, autismo, transtorno invasivo do desenvolvimento ou outras síndromes (art. 1º da Lei nº 5.089/2013).

No que tange aos direitos perante às companhias aéreas, é assegurada toda a assistência especial e prioritária necessária durante o trajeto da viagem. Além disso, caso seja exigida pela companhia aérea a presença de um acompanhante para o passageiro portador de deficiência, deverá ser garantido ao seu acompanhante o desconto de, no mínimo, 80% da tarifa cobrada do passageiro portador de deficiência e eles devem viajar na mesma classe e em assento adjacente (Resolução 009/2007 ANAC).

Na esfera tributária, existe previsão do direito à isenção do imposto de renda e também podem ter isenção do IPI, ICMS e IOF na aquisição de veículo, além do IPVA no Estado do Paraná, desde que preenchidos os requisitos legais.

E no âmbito do mercado de trabalho, é exigido que as empresas com mais de 100 funcionários respeitem uma cota mínima para contratar pessoas com deficiência de acordo com o número total de empregados.

No caso de desrespeito a qualquer desses direitos, podem ser adotadas as medidas judiciais visando o devido cumprimento da lei.

Aqui em Apucarana é de se destacar o trabalho da “Associação Download”, com um lindo trabalho de conscientização e amor à Síndrome de Down e que pode ser acompanhando pelo respectivo Instagram.

Assim, desejamos que o “Dia Internacional da Síndrome de Down” possa efetivamente aumentar a conscientização de toda a sociedade para a defesa dos direitos, a inclusão e o bem-estar das pessoas com síndrome de Down.