O Porto de Santos, localizado em São Paulo, alcançou em 2025 um marco histórico ao registrar a maior movimentação de cargas de sua trajetória: 186,4 milhões de toneladas. Este volume representa um aumento de 3,6% em relação ao recorde anterior, estabelecido em 2024, que foi de 179,8 milhões de toneladas.
As operações de embarque para exportação totalizaram 137,4 milhões de toneladas no ano, um crescimento de 4,6%. Em contrapartida, os desembarques, referentes às importações, mantiveram-se praticamente estáveis, com um incremento de 1%, totalizando 49 milhões de toneladas.
A participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira também apresentou crescimento. Em 2025, o complexo foi responsável por 29,6% de todas as transações comerciais do Brasil com o exterior, considerando o valor em US$ FOB. No ano anterior, essa participação foi de 29%.
“O ano de 2025 registrou recordes na movimentação de contêineres em todos os meses, e de carga geral na maioria dos meses. O resultado demonstra a resiliência do Porto de Santos e a assertividade dos investimentos em infraestrutura, além de atestar o crescimento do Brasil no comércio global”, disse o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini.
Em termos de comércio internacional, a China foi o principal parceiro do porto em 2025, respondendo por 29,6% de todo o fluxo comercial.
Principais Produtos Exportados e Importados
Os produtos mais exportados, em toneladas, pelo porto em 2025 foram soja (44,9 milhões de toneladas); açúcar (24,1 milhões de toneladas); milho (15,2 milhões de toneladas); e celulose (9,8 milhões). Já as principais importações foram adubo (8,3 milhões de toneladas); óleo diesel e gasóleo (2,4 milhões de toneladas); enxofre (2,04 milhões de toneladas); e trigo (1,3 milhões).
Movimentação de Navios
O número de navios atracados em 2025 chegou a 5.708, representando um aumento de 2,7% em relação a 2024.
“Os números do Porto de Santos mostram que o Brasil voltou a investir com planejamento, segurança jurídica e visão de longo prazo. Estamos falando de um porto que bate recordes, amplia sua capacidade e se prepara para receber investimentos estratégicos, como o Tecon Santos 10, que vai transformar a logística de contêineres no país”, comemorou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Com informações da Agência Brasil