O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu, na noite desta terça-feira (3), que a proposta de lei para o fim da escala 6x1 seja elaborada em conjunto por trabalhadores, empregadores e o governo. A declaração foi feita durante a abertura da Segunda Conferência do Trabalho, que acontece na capital paulista até o próximo dia 5, no Anhembi.
Segundo Lula, para os trabalhadores, é mais vantajoso firmar um acordo com a classe empresarial antes que o Congresso delibere sobre o tema. "É melhor vocês construírem negociando do que vocês terem que engolir uma coisa aberta [vinda do Congresso], e depois ter de recorrer à Justiça do Trabalho", afirmou o presidente. Ele destacou que o ideal é que o resultado seja fruto de um consenso entre empresários, trabalhadores e governo.
O presidente também garantiu que o governo não irá "pender para um lado" nas discussões. "Não iremos prejudicar os trabalhadores. E também não queremos contribuir com o prejuízo da economia brasileira. Nós queremos contribuir para, de forma bem pensada, bem harmonizada, encontrar uma solução", disse ele.
O evento no Anhembi tem como objetivo, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, estabelecer diretrizes para a promoção do trabalho decente no Brasil, além de fortalecer o diálogo social e a construção coletiva de políticas públicas.
Com informações da Agência Brasil