A família Requião liberou, através do senador Roberto Requião (PMDB) e do deputado estadual Requião Filho (PMDB), cerca de R$ 1,7 milhão para Apucarana nos últimos quatro anos. O balanço foi feito ontem, em reunião no gabinete municipal entre o prefeito Beto Preto (PSD) e a assessoria parlamentar dos agentes políticos. Na oportunidade, também foram discutidas novas parcerias, visando a liberação de mais recursos para o próximo mandato (2017/2020). Participaram do encontro Rodrigo Maurício da Cruz e Luiz Gustavo Petrini Polati, assessores parlamentares do deputado estadual Requião Filho. Beto Preto lembrou que um dos recursos mais recentes liberados levará o recape asfáltico ao Núcleo Habitacional Amélia Moraes (Mutirão) e do Loteamento Porto Seguro, no Distrito de Pirapó.
Extraordinária O presidente da Câmara de Apucarana, vereador José Airton Deco de Araújo (PR), convocou sessão extraordinária para hoje, às 11 horas. Na pauta de votação estão quatro projetos de lei complementar do Executivo que alteram dispositivos da lei do Código Tributário Municipal
Para todos O prefeito eleito de Rio Bom, Ene Benedito Gonçalves (PDT), diz que, assim que assumir o cargo, pretende realizar uma administração sem distinção partidária ou política. Ele garante que não será um governo do 12, número de seu partido, nem do 45, do PSDB. “Será de todos”, afirma.
Confiante Ene Benedito teve o registro de candidatura cassado em primeira instância, acusado pela coligação adversária de uso ilegal de um órgão de imprensa na campanha eleitoral. Ele recorreu e aguarda julgamento no TRE-PR, onde está confiante numa decisão favorável.
Parecer do MP O prefeito eleito Ene Benedito Gonçalves, inclusive, já foi diplomado pela Comarca Eleitoral de Marilândia do Sul. O Ministério Público Eleitoral do TRE-PR também já deu parecer pela extinção da ação que cassou sua candidatura. Agora, falta julgamento do pleno do Tribunal.
Diplomação A Comarca Eleitoral de Manoel Ribas procede hoje, às 10 horas, a diplomação da prefeita eleita do município, Elizabeth Stip Camilo (PR), bem como do seu vice Moacir Comunelo (PSDB) e vereadores. Bete Camilo foi eleita no dia 2 de outubro com 3.858 votos, 44,62%.
Em dia, mas... O prefeito de Novo Itacolomi, Roberto Munhoz (PMDB), o Polaco da Paz, que tentou a reeleição mas não conseguiu, diz que vai encerrar o mandato com as contas em dia, principalmente o 13º salário e salários do funcionalismo. Outras contas ele ainda está tentando caixa.
Condenação I A Justiça do Paraná condenou 42 réus da ação criminal referente à primeira fase da Operação Publicano, que investiga um esquema de corrupção na Receita Estadual do Paraná. A sentença foi assinada ontem pelo juiz Juliano Nanúncio, da 3ª Vara Criminal de Londrina. Trata-se da primeira condenação no âmbito da Publicano.
Condenação II Márcio Albuquerque Lima, ex-inspetor-geral de fiscalização da Receita Estadual, apontado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) como chefe do esquema de corrupção no órgão, foi condenado a 97 anos, 1 mês e 29 dias de reclusão, pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e organização criminosa.
Presos A Polícia Federal prendeu ontem 12 dos 15 vereadores de Foz do Iguaçu, acusados de fraudes em licitações. Eles são suspeitos de receber propinas de empresários em troca de apoio político na votação de projetos. Outros agentes políticos também presos estariam influenciando na indicação de empregos públicos para familiares.
Investigados Segundo a PF, dez vereadores foram presos preventivamente, quando não há prazo definido para que os investigados deixem a prisão, e dois temporariamente por cinco dias, podendo ser a prisão prorrogada por mais cinco dias ou convertida em preventiva. Com as prisões, a sessão ordinária de hoje na Câmara foi adiada para terça.
Vapt Vupt
Corte de gastos do governo federal deverá ser um entrave para prefeitos que assumem em janeiro.
Futuros administradores municipais já contam com poucos recursos para seus programas de governo.
Outro problema que incomoda alguns prefeitos eleitos é não ter maioria na Câmara de Vereadores.
Em determinados municípios, oposição promete bater pesado no prefeito eleito sempre que puder.