O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), que esteve por um tempo afastado dos eventos municipalistas nacionais, ficou entusiasmado com a 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, realizada segunda-feira e ontem, em Niteroi, no Rio de Janeiro. “Fizemos muitos contatos com lideranças da frente que lutam por um novo pacto federativo, com melhores condições financeiras para os municípios. Nós somos a base da vida pública e merecemos maior respeito na distribuição de recursos por parte da União”, argumenta Beto Preto. Além de ocupar a vice-presidência da FNP para saúde pública, o prefeito de Apucarana também assumiu recentemente a vice-presidência da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Agora, ele está sendo convidado a ocupar uma função de maior relevo no municipalismo brasileiro.
Mulher na política Menos de 12% dos municípios são governados por mulheres, embora elas representem 53% do eleitorado no País. Essa disparidade e os desafios para a superação desse déficit foram discutidos na reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), ontem, em Niterói-RJ. Prefeitas se reuniram em separado para discutir o panorama e avaliar o que pode ser feito para mudar o quadro.
Pesquisa A prefeita de Pelotas –RS, Paula Mascarenhas (PSDB), que é vice-presidente de mulheres na FNP, diz que as mulheres têm uma responsabilidade dupla. “Além de governar com eficiência, atendendo às necessidades da população, precisamos trabalhar de forma a inspirar outras mulheres a ocupar o espaço político, porque esse também deve ser um espaço feminino”, ressaltou Paula.
Último dia Termina hoje o prazo para que os eleitores que estão com seus títulos cancelados por um motivo ou outro compareçam ao cartório eleitoral para regularização da sua situação. Também vence hoje o prazo para emissão de novos títulos e transferências de domicílios eleitorais de uma cidade para outra.
Impedimento Cartórios eleitorais de Apucarana e Arapongas, assim como de todo o Paraná, estarão funcionando em horário especial hoje das 9 às 19 horas. Os eleitores que estão com seus títulos cancelados e não comparecerem para acertar sua situação não poderão votar nas eleições deste ano.
Lotado Anteontem e ontem, já horário especial, o Cartório Eleitoral de Apucarana esteve lotado durante todo o dia, situação que deverá ser registrada também hoje. A chefe do cartório, Andrea Silva Milanin, alerta que o prazo para os cidadãos regularizarem sua situação eleitoral vence hoje e não será prorrogado.
Extraordinária A Câmara de Apucarana realizou ontem à tarde a segunda sessão extraordinária para votação de projetos do Executivo e do Legislativo. Todas as matérias da ordem do dia foram aprovadas. Da sessão esteve ausente o vereador Franciley “Poim” (PSB), que estava em Curitiba. Rodolfo Mota (PSD) chegou no final.
Regimento Projeto de Resolução da Mesa Executiva da Câmara de Apucarana, aprovado ontem, reduz de 48 para 24 horas o prazo para o Executivo enviar projetos em regime de urgência para votação em sessão extraordinária. Depois deste prazo o projeto também pode ser votado, desde que aceito por 1/3 dos vereadores.
Prazo curto Segundo o presidente da Câmara de Apucarana, Mauro Bertoli (DEM), a redução do prazo para 24 horas para envio de projetos e a aceitação de qualquer projeto por 1/3 dos vereadores depois deste prazo permitem que o Executivo possa garantir em tempo hábil a liberação de recursos com prazos curtíssimos.
Tranquila Em Arapongas, a Câmara de Vereadores realizou sua sessão ordinária na segunda-feira à noite. Desta vez, foi uma sessão tranquila, sem atritos entre os vereadores e sem discursos inflamáveis, como tem ocorrido em outras ocasiões. Vereadores aprovaram cinco projetos de lei do Executivo todos em última votação.
Alterações Dos cinco projetos aprovados pela Câmara de Arapongas, três fazem adequações nas leis que tratam de ingresso de agentes de saúde e de combate a endemias no emprego público e um que aumenta vagas no cargo de auxiliar de serviços gerais. Outros dois tratam de desafetação de área e liberação de escritura.
Vapt Vupt
A prefeita de Cruzmaltina, Luciana Bueno (PSDB), prepara homenagens especiais às mães nesta semana.
As homenagens às mães acontecem hoje e amanhã, às 18h30, em Cruzmaltina e em Dinizópolis.
Prefeituras do Vale estão investindo pesado em obras de pavimentação asfáltica.
Maioria dos recursos para obras de asfalto foi liberada pelo governo do Estado a fundo perdido.