COLUNAS

min de leitura - #

Prefeito destaca reeleição de Faganello

Da Redação

| Edição de 29 de março de 2023 | Atualizado em 29 de março de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Junior da Femac (PSD) cumprimentou ontem o empresário Wanderlei Faganello, pela sua reeleição na presidência da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia). Ele destaca que a prefeitura e a Acia mantêm várias parcerias que buscam o desenvolvimento da cidade. O prefeito cita campanhas como a do Natal, eventos como a Festoque e a inovação com o Conecta Apucarana. “São diversas ações que realizamos em parceria para promover o desenvolvimento comercial, industrial, agroindustrial, de turismo, de serviços, bem como para fortalecimento da indústria do vestuário. Enfim, o trabalho conjunto da Prefeitura e do setor produtivo é fundamental para Apucarana”, diz o prefeito Junior da Femac, acrescentando ainda que a diretoria da Acia tem sido importante neste novo ciclo de desenvolvimento que Apucarana vivencia.

Beto Preto e a Saúde 

O deputado federal Beto Preto (PSD) destacou na reunião da Comissão de Saúde da Câmara Federal, nesta quarta-feira, três pontos que ele considera essenciais para melhorar a qualidade dos serviços e o atendimento à população. São eles: a revisão da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), que está defasada há pelo menos 14 anos; atendimento a um requerimento seu pedindo para que o Governo Federal faça a apresentação das diretrizes do Programa Nacional de Cirurgias Eletivas; e o financiamento e aporte financeiro para clínicas de hemodiálise, que no seu entender também precisam ter os valores revistos o quanto antes. Segundo ele, essas são questões básicas e urgentes a serem implementadas na saúde pública.

Fundador da Paranamotor

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, emitiu nota de pesar pela morte do empresário e pioneiro Christoph Ludwig Friedrich Wilhelm Schultz, aos 87 anos. Ele morreu na noite desta terça-feira, em um hospital de Londrina. O empresário foi fundador da extinta revenda de automóveis e consórcio Paranamotor, empresa tradicional de Apucarana. Schultz estava morando em Londrina e deixa esposa, filhos, netos e muitos amigos. As causas da morte não foram informadas. Junior da Femac lamentou profundamente o seu falecimento, tendo em vista tratar-se de pessoa que muito contribuiu para com Apucarana nas áreas econômica e social.

Pré-candidatos ao Governo

Comenta-se nos bastidores políticos de Curitiba que o deputado estadual mais votado na eleição de outubro do ano passado, o 1º secretário da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD), entrou na lista das apostas dos possíveis candidatos do partido do governador Ratinho Junior (PSD) para a eleição de outubro de 2026. Na última eleição ele já havia sido lembrado para a vaga de vice-governador que no final ficou com Darci Piana (PSD). Mas há também outros nomes especulados no PSD como pré-candidatos ao governo, entre eles, o deputado federal e ex-secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Lei de Licitações

Neste sábado (1º de abril) inicia a vigência obrigatória da Nova Lei de Licitação e Contratos Administrativos (Lei n° 14.133/21). Com o objetivo de esclarecer as últimas dúvidas de prefeitos e demais agentes públicos em relação ao tema, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná promoverá uma live nesta sexta-feira (31 de março), às 10 horas. O evento será transmitido pelo canal da Escola de Gestão Pública do TCE-PR no YouTube. A participação não requer inscrição prévia. Os palestrantes são o procurador do Estado do Paraná, Hamilton Bonatto, e a auditora de controle externo do TCE-PR, Flavia Toledo. A nova lei substitui a anterior de 1993, mas ainda pode ser adiada.