COLUNAS

min de leitura - #

TSE lacra sistema

Da Redação

| Edição de 06 de setembro de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza hoje, às 18h, a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas que serão utilizados nas eleições de outubro. Na cerimônia, aberta ao público, os sistemas eleitorais serão lacrados e assinados digitalmente pelo presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, e por representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos partidos políticos, do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF), do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, de universidades, entre outros. A Lei das Eleições (Lei 9504/1997) prevê a realização desta cerimônia como forma de demonstrar a segurança e dar credibilidade à versão final dos programas computacionais utilizados na eleição. A lacração encerra a fase de compilação dos códigos-fonte que compõem o sistema eletrônico de votação e a assinatura digital assegura que não haverá modificação no software da urna.

Entrevista I O candidato a prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), que concorre à reeleição, não participou da entrevista ao vivo que aconteceria às 12 horas, no estúdio do TNOnline, ontem. A Tribuna do Norte recebeu a informação de última hora. A assessoria do candidato justificou que o motivo foi “um compromisso de última hora, urgente e inadiável”.

Entrevista II O TNonline reforça que a ordem dos candidatos foi definida por sorteio e todos os representantes dos partidos confirmaram participação dos candidatos previamente. O TNOnline lamenta não ter dado prosseguimento à transmissão ontem. Contudo, a participação do candidato Sérgio Bolonhezi (PSDB) está confirmada para esta quinta-feira (dia 8).

Caminhada Uma caminhada na tarde de sábado, pela Avenida Aviação, em Apucarana, marcou a campanha do candidato a prefeito Beto Preto (PSD). Acompanhado de grande número de correligionários, simpatizantes e candidatos a vereador, Beto Preto e seu candidato a vice Júnior da Femac (PDT) percorreram o comércio e residências da região.

Visitas O candidato a prefeito pelo PSDB, Sérgio Bolonhezi, cumpre uma programação de campanha eleitoral praticamente idêntica todos os dias. Ontem, por exemplo, ele e sua equipe passaram a manhã visitando empresas e gravando programas de rádio e televisão. À tarde, Bolonhezi se reuniu com lideranças e novamente fez visitas às empresas do município.

Registros Esta será uma semana decisiva para os candidatos a prefeito, vice e a vereador em toda a região. É que os juízes eleitorais têm até o dia 12 para concluir o julgamento de todos os pedidos de registro de candidaturas, bem como pedidos de impugnações e recursos interpostos por candidatos e coligações. Alguns candidatos a prefeito já tiveram seus registros impugnados na região.

Voto consciente O padre Roberto Carrara, pároco da Catedral de Apucarana, orientou fiéis nas missas de domingo para o “voto consciente” nas eleições de 2 de outubro. Ele pediu que não vendam seu voto, mas votem em candidatos com princípios cristãos, que sejam honestos, tenham boa conduta e serviço prestado à comunidade.

Chamado de Deus Conforme padre Roberto Carrara, ser político é também um chamado de Deus. Por isso todo cristão que tenha esta vocação para isso também deve se disponibilizar como candidato. No entanto, ele frisa que ser político é se colocar a serviço da comunidade e não aos seus interesses pessoais. Por isso, o eleitor deve avaliar bem o candidato na hora de depositar seu voto.

“Fora Temer” Grupos contrários ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) prometem fazer manifestações de protestos contra o novo presidente Michel Temer (PMDB) durante o desfile de 7 de Setembro que acontece amanhã em Apucarana. Também está confirmada a participação do tradicional “Grito dos Excluídos”, conforme acontece todo ano no evento.

Sessão Em meio ao clima eleitoral, a Câmara de Apucarana volta a se reunir hoje à noite em sessão ordinária. Da ordem do dia constam nove matérias para votação: um projeto de lei do Executivo e um projeto de decreto legislativo em redação final; um projeto de decreto legislativo em segunda discussão; um projeto de lei em primeira discussão e cinco requerimentos.

Em campanha Na terça-feira passada, a Câmara de Apucarana excluiu o primeiro expediente, em que os vereadores explicam seus requerimentos, indicações e falam de assuntos diversos, visando encurtar o tempo. Como estão em plena campanha eleitoral, vereadores evitam discursos para não alongar a sessão. É possível que hoje à noite idêntica medida seja adotada.

Vapt Vupt

A campanha eleitoral começou a esquentar para valer em São João do Ivaí, com registro de briga entre cabos eleitorais.
A confusão ocorreu sábado à tarde no Distrito de Luar, com grupos rivais partindo para agressões físicas.
Muitos candidatos a prefeito do Vale já estão orientando cabos eleitorais a evitar insultos uns aos outros.
O que os juízes eleitorais da região têm orientado também é que as campanhas ocorram dentro da lei.