COLUNAS

min de leitura - #

Visitas na saúde pública

Editoria de Política

| Edição de 14 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), dá mostras de que, efetivamente, irá priorizar a saúde pública na sua gestão, que vai até final de 2020. Nos últimos dias, ele vem visitando uma a uma, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O objetivo, segundo o prefeito, é observar e corrigir falhas estruturais e, ao mesmo tempo, conversar com os servidores sobre a importância no acolhimento dos usuários. Ainda ontem, Junior da Femac também esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde conversou com pacientes e também médicos, enfermeiros e atendentes. “Queremos continuar avançando na saúde, incrementando as estruturas e o atendimento em todos os setores”, frisa o prefeito.

Posse do secretário A aguardada posse oficial do secretário da Saúde do Paraná, ex-prefeito Beto Preto, ainda não tem uma data confirmada. Era esperado o retorno do governador Ratinho Junior (PSD) da viagem de trabalho que fez aos Estados Unidos, para definição da solenidade. O médico apucaranense Beto Preto já atua e responde pelo cargo desde fevereiro.

Krepes Uma novidade que deve agradar em cheio as crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e das escolas municipais, de Apucarana, é a oferta de krepes nos lanches da manhã e da tarde. Todas as unidades receberam as novas máquinas. A notícia foi dada nesta semana pelo prefeito Junior da Femac e pela secretária Marli Fernandes. 

Amepar O presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC), de Arapongas, convocou reunião da associação para o próximo dia 22, na sede da Amepar, em Londrina, a partir das 10 horas. A sede agora fica na Rua Vicente Januzi Filho, nº 62, no Jardim Araxá.

Patrulha De acordo com o prefeito Sérgio Onofre da Silva, entre os assuntos a serem discutidos na reunião da Amepar destaca-se a implantação do projeto Patrulha Muralha nos municípios que integram a associação. Também haverá discussão sobre o plano diretor de cada município e outros assuntos técnicos de interesse de cada prefeitura da Amepar.

Casas para região O governador Ratinho Junior, juntamente com o presidente da Cohapar, Jorge Lange, assina hoje à tarde, no Palácio Iguaçu, contratos para construção de 872 casas populares em 15 municípios paranaenses. Da região, serão contemplados com as unidades habitacionais Jandaia do Sul, Marilândia do Sul, Manoel Ribas e Novo Itacolomi.
Presença Os prefeitos Ditão Púpio (PSC), de Jandaia do Sul, Aquiles Takeda (PV), de Marilândia do Sul, Bete Camilo (PR), de Manoel Ribas, e Moacir Andreola (PSD), de Novo Itacolomi, estarão em Curitiba hoje para assinatura de contratos para construção de mais casas populares. Este é o primeiro lote habitacional liberado pelo governo de Ratinho Jr.

Sede do PP O Partido Progressista (PP) do Paraná inaugura no próximo dia 18, em Curitiba, a sua nova sede política, localizada agora na Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, nº 683, bairro Ahu, próximo ao Palácio Iguaçu.. A presidente do diretório estadual, deputada Maria Victória, convida todos os filiados para o evento.

Novo espaço “Essa será a nossa nova casa e queremos dar maior organização partidária e definir metas claras para este ano. Aqui poderemos receber todos de portas abertas”, frisou Maria Victória, que ainda ressaltou a localização estratégica do espaço físico do diretório estadual do PP, em Curitiba, onde serão realizados encontros dos dirigentes do partido no Paraná.

Vice-líder O deputado federal paranaense Pedro Lupion (DEM) foi um dos sete parlamentares escolhidos pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) para atuar como vice-líder do governo no Congresso. Lupion e seu pai, o ex-deputado federal Abelardo Lupion, trabalharam na campanha de Bolsonaro no Paraná, apesar de o DEM ter integrado a coligação que apoiava Geraldo Alckmin (PSDB).

Expulso do DEM A Executiva Nacional do Democratas aprovou ontem a expulsão do ex-policial militar Elcio Vieira de Queiroz, 46, preso anteontem suspeito de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018, no Rio de Janeiro. O presidente do partido, ACM Neto, disse que a direção nacional não sabia que o ex-policial era filiado ao DEM.

Vapt Vupt

Após um período de análise das contas e de planejamento, o governo do Estado começa a engrenar.                  
O governador Ratinho Junior já deu início à liberação de projetos e recursos para os municípios paranaenses.                  
Prefeitos dos municípios do Vale do Ivaí estão esperançosos e na expectativa de serem bem atendidos.            
Esta expectativa positiva dos prefeitos do Vale surge do fato de o governador Ratinho Junior ser da região.