ECONOMIA

min de leitura

BC registra primeiro incidente com chaves Pix em 2026

(via Agência Brasil)

| Edição de 13 de fevereiro de 2026 | Atualizado em 13 de fevereiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Banco Central divulgou que 5.290 chaves Pix de clientes do Banco Agibank SA tiveram dados expostos. Este foi o 21º incidente envolvendo o sistema de pagamentos instantâneos desde seu lançamento, em novembro de 2020, e o primeiro registrado em 2026.

De acordo com o BC, a exposição ocorreu entre 26 de dezembro de 2024 e 30 de janeiro de 2025, abrangendo informações como nome do usuário, CPF parcialmente mascarado, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta.

O Banco Central apontou que o incidente se deu por falhas pontuais nos sistemas da instituição de pagamento, afetando apenas dados cadastrais, sem comprometer a movimentação financeira. Informações protegidas por sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, permaneceram seguras.

Apesar do baixo impacto potencial, o BC optou por divulgar o incidente em nome da transparência. Todos os clientes afetados serão notificados exclusivamente por meio do aplicativo ou internet banking do banco, devendo desconsiderar contatos por telefone, SMS, aplicativos de mensagens ou e-mail.

A exposição de dados não implica necessariamente em vazamento, mas indica que as informações ficaram acessíveis a terceiros e podem ter sido capturadas. O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas, incluindo multa, suspensão ou exclusão do sistema do Pix, conforme a gravidade do incidente.

Em todos os 21 incidentes registrados até agora, apenas dados cadastrais foram expostos, sem comprometimento de senhas ou saldos bancários. A Lei Geral de Proteção de Dados exige que o Banco Central mantenha uma página para acompanhamento de incidentes relacionados ao Pix ou outros dados pessoais sob sua custódia.

A Agência Brasil está em contato com o Agibank e atualizará a matéria assim que houver um posicionamento oficial da instituição.



Com informações da Agência Brasil