Empresas inovadoras vão receber um investimento de R$ 56 milhões para desenvolver soluções da chamada indústria 4.0, voltadas para micro, pequenas e médias indústrias (MPMEs). Esses recursos são provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial, refere-se à aplicação de tecnologias digitais avançadas para aumentar a produtividade das fábricas, tornando-as mais inteligentes e conectadas. Entre as atividades incluídas nesse conceito estão:
- Inteligência artificial (IA)
- Internet das coisas (IoT)
- Big data (complexos bancos de dados)
- Computação na nuvem
- Robôs autônomos e colaborativos
- Cibersegurança
- Realidade virtual e aumentada
- Veículos automaticamente guiados (AGV)
- Comunicação entre máquinas (M2M)
O investimento é não reembolsável, ou seja, não se trata de um empréstimo. Empresas inovadoras interessadas em participar da concorrência pública devem se inscrever até 12 de setembro, através da plataforma do Senai.
Serão selecionadas até 100 propostas. Os projetos que visam aumentar a produtividade das indústrias precisarão ser testados em ambiente real de produção, em pelo menos 12 MPMEs.
Competitividade
Conforme o diretor-geral do Senai, Gustavo Leal, essa iniciativa é uma das principais estratégias nacionais para “acelerar a digitalização das indústrias brasileiras”.
José Luis Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, considera o investimento “fundamental para a competitividade da indústria nacional”.
Os recursos disponibilizados fazem parte do programa Brasil Mais Produtivo, uma iniciativa do governo federal para o avanço da produtividade e competitividade das MPMEs.
O programa é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) e executado em parceria com o Senai, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além do BNDES, vinculado ao Mdic.
O Senai e o Sebrae são instituições que integram o Sistema S, financiado pela contribuição sobre a folha de pagamento das empresas.
?
Com informações da Agência Brasil