O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, nesta segunda-feira (22), que os resultados positivos alcançados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) são, em grande parte, fruto da renovada confiança dos técnicos na atual administração do banco.
Durante a cerimônia de comemoração dos 74 anos do BNDES, realizada no Rio de Janeiro, Lula anunciou um reforço de R$ 140 bilhões em recursos para o programa Nova Indústria Brasil (NIB).
Em seu discurso, Lula enfatizou a importância da colaboração entre os setores público e privado para o desenvolvimento do país.
“O Brasil não pode comportar mais aquele discurso atrasado entre a competência privada e a competência pública. O que é público e funciona tem de continuar público e funcionando. O que é privado e funciona tem que continuar sendo privado e funcionando. O que importa é que os dois produzam.”
Com um discurso breve, devido a uma rouquidão, Lula atribuiu os resultados positivos em financiamentos para setores estratégicos, como indústria, transição energética e sustentabilidade, à confiança que a atual gestão do banco inspira em seus funcionários.
Ao se dirigir ao presidente do BNDES, Aloízio Mercadante, Lula ressaltou que os gestores atuais merecem respeito por terem conquistado a confiança dos funcionários.
“Vocês conseguiram fazer com que os funcionários tenham confiança na direção, e não medo. Porque a direção é passageira, e eles são [quadro] efetivo. Eles sabem que presidente [do BNDES] tem mandato e que eles podem ficar com vários presidentes”, afirmou Lula.
Ele ainda destacou que, sem confiança na direção ou nas decisões do governo, um projeto que chega às mãos de um técnico pode demorar muito mais para ser aprovado, levando meses ou até um ano, em vez de uma semana.
?
Com informações da Agência Brasil